Você sabia? Transferência de veículos pode ser feita pelo celular

Foto: iStock

Agora, os condutores conseguem comprar e vender veículos sem tanta burocracia como antigamente


O aplicativo do CDT (Carteira de Trânsito) está disponível para realizar transferência de veículos, sem reconhecer firma em cartório. O serviço está disponível desde setembro do ano passado, tornando muito mais fácil a venda e compra de veículos, seja em lojas, ou entre pessoas físicas.

Essa nova função foi desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em parceria com o Ministério de Infraestrutura, o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), o Ministério da Economia e o Serpro.

A transferência pode ser feita da seguinte forma: o documento do veículo é armazenado digitalmente no app do CDT, no qual os proprietários assinam a autorização de transferência pelo aplicativo. Isso agiliza o processo, pois por ter esse documento armazenado, não é necessário reconhecer firma em cartório, ou ir em algum departamento estadual. O recurso só pode ser utilizado com uma conta no site www.gov.br, plataforma do Governo Federal.

Quando a loja de veículos avisar que a pessoa deseja transferir o veículo, é enviado um comunicado ao proprietário na central de mensagens do app, onde ele indica a necessidade de fazer a assinatura digital no documento. Ele realiza o login no site www.gov.br, pois através disso é feita a classificação da identidade digital.

Esse serviço de assinatura eletrônica pode ser utilizado para vendas de carros por lojas integradas ao Renave (Registro de Veículos em Estoque) e veículos de pessoas físicas. A facilidade que o serviço traz é que não é mais preciso comunicar a venda do veículo pela loja de veículos, pois o sistema registra a entrada e saída no estoque, e passa a responsabilidade para as revendedoras.

Outra melhoria que essa modalidade possui é que, após o registro de entrada do veículo no estoque do estabelecimento, as infrações do último dono ficam sob responsabilidade do local. Segundo o presidente do Denatran, o objetivo do aplicativo é facilitar a vida do brasileiro e permitir que a transformação digital esteja ligada também à transferência de veículos.

Com essa facilidade, uma forma de adquirir o seu veículo de forma mais fácil é participar de leilões de utilitários, ou compras com pessoas de sua confiança. A procura por compras de veículos dessa forma irá aumentar, não só pela facilidade dessa transferência, mas também por conta dos preços, que, em geral, são menores.

Artigo anteriorJovens batem recorde em emissão de título eleitoral
Próximo artigoWilson Lima entrega mais dois espaços esportivos revitalizados em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui