Websérie retrata turismo de base comunitária na Amazônia

Foto: Márcio Isensee e Sá

Último episódio da 5ª temporada da websérie Pé no Parque vai ao ar nesta quarta-feira (11), destacando a importância do turismo para a conservação da biodiversidade no Parque Nacional de Anavilhanas


O turismo em áreas naturais e a importância de conservar a natureza são os principais aspectos retratados no quarto e último episódio da 5ª temporada do Pé no Parque, movimento que busca estimular o turismo em áreas de proteção ambiental a partir de produtos audiovisuais. A temporada se passa no Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas e o último capítulo será lançado nesta quarta-feira (11/12), no site do Pé no Parque e no canal do WikiParques no Youtube.

A imensidão verde da Amazônia traz ao turismo diversas rotas e opções de passeio para conhecer paisagens exuberantes, a biodiversidade, a cultura ribeirinha e a história local. A websérie traz a beleza singular de Anavilhanas e seu arquipélago formado por cerca de 400 ilhas fluviais – o segundo maior do mundo. Em meio a paisagens de tirar o fôlego, é possível descobrir aspectos diferentes do parque, como a força do turismo de base comunitária como chave para conscientizar as pessoas sobre o valor da floresta em pé.

Foto: Márcio Isensee e Sá

“No último episódio, a gente mostra como a riqueza da floresta é um atrativo e quem nos apresenta toda essa riqueza são os moradores locais. As pessoas que vivem lá há gerações e conhecem a floresta com a palma da mão. São elas que, por meio do turismo de base comunitária, valorizam ainda mais a floresta que dá a eles alimento e remédio, além de uma fonte de renda a partir do turismo. Ou seja, um motivo a mais para todo mundo colocar o pé no parque e conhecer o Parque Nacional de Anavilhanas”, conta a roteirista da websérie, Duda Menegassi.

A websérie é dirigida pelo fotógrafo Marcio Isensee e Sá, diretor do documentário Sob a Para do Boi (2018), e produzida por WikiParques e ((o)) eco, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. “O turismo associado a áreas naturais é um fator gerador de renda em diferentes regiões do Brasil. Por meio da websérie e do movimento queremos mostrar a importância que a conservação da biodiversidade tem para assegurar a sobrevivência de ecossistemas e o sustento de milhares de famílias que encontram na preservação ambiental uma oportunidade de negócio”, destaca a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes.

Foto: Duda Menegassi

O parque

Localizado a 200 quilômetros de Manaus (AM), o Parque Nacional de Anavilhanas é acessado por Novo Airão e pode ser visitado o ano todo. Estão entre os atrativos do parque passeios aquáticos; trilhas terrestres; observação de flora e fauna; escalada em árvore, voo panorâmico e interação com botos-vermelhos. De setembro a fevereiro, no período de seca, o parque oferece ao turista belas praias de areia branca. Nos meses de cheia, o turista é levado a trilhas aquáticas para conhecer florestas alagadas de igapó. Não há cobrança de ingresso para acessar o parque e as atividades são oferecidas por agentes de turismo.

Artigo anteriorBandidos que atiraram em mulher durante assalto, são presos
Próximo artigoTaylor Swift é eleita a “Mulher da Década” pela Billboard

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui