


As informações sobre a atividade parlamentar na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e o cenário político para 2015 estiveram em pauta, hoje, quinta-feira (08), num encontro entre o presidente da Câmara, vereador Wilker Barreto (PHS), e as lideranças nacionais do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), durante visita de cortesia à Casa Legislativa. O partido, que tem como presidente no Amazonas o governador José Melo, conta, atualmente, com a maior bancada no Legislativo Municipal, formada pelos vereadores Jairo da Vical, Sildomar Abtibol, Arlindo Júnior, Roberto Sabino, Amauri Colares e Vilma Queiroz. Destes, estiveram presentes na reunião Jairo da Vical, Amauri Colares e Vilma Queiroz. Também participaram do encontro os vereadores Therezinha Ruiz (DEM) e Professor Samuel (PPS).
O presidente nacional da legenda, Eurípedes Júnior, de Goiás, estava acompanhado do deputado federal Márcio Junqueira (RR) e do secretário estadual do partido, Radyr Júnior. Na Casa Legislativa Municipal, foram recepcionados pelos vereadores Jairo da Vical, líder do partido na CMM, e Amauri Colares.
Wilker Barreto destacou aos visitantes que o partido pode contar com o seu voto de confiança e que o PHS, do qual é presidente, é parceiro de ‘primeira hora’ do partido e do governador José Melo.
O presidente da Casa Legislativa Municipal deixou claro aos visitantes, também, que CMM está de portas abertas ao partido, pela contribuição que dá hoje à governabilidade e à Casa Legislativa, além da afinidade existente com o PHS em nível nacional, pois os dois políticos são de Goiás. “A ideia é estreitar cada vez mais as parcerias”, afirmou.
Barreto destacou, ainda, os grandes desafios da Prefeitura de Manaus, da qual assumirá o cargo em casos de ausência do titular. “Mas o prefeito está consciente de preparar Manaus para enfrentar a crise econômica de 2015”, disse.
A visita das lideranças do Pros ao Amazonas é a primeira de várias a serem feitas pelo presidente da legenda em todos os Estados da Federação. “Não poderia deixar de passar pelo Amazonas, cujo governador eleito, José Melo, é presidente estadual do partido”, afirmou.
Na conversa com Wilker Barreto, Eurípedes Junior manifestou a intenção do partido em fortalecer e estreitar os laços com outras siglas, tendo em vista que o Pros na Casa tem a maior bancada. “Queremos também nos aprofundar nas questões de importância para o Estado, no sentido que o partido possa contribuir. O Amazonas é de grande importância nacional e Manaus precisa ser apoiada em seu crescimento e em sua estrutura. Estamos também parabenizando o presidente pela sua forma de conduzir esse parlamento”, disse.
Segundo ele, o Pros é partido que mais cresce no Brasil em termos de diretórios municipais. São quase 2 mil hoje, tendo como meta atingir 5 mil diretórios e chegar, em 2018, até a lançar candidato próprio à Presidente da República. “O partido busca poder e espaço na política nacional”, disse.
Junto com o deputado federal Márcio Junqueira, Eurípedes Junior entende que existe hoje no cenário político nacional a necessidade das siglas menores de criarem uma Frente Partidária Nacional para externar um grande movimento nacional à necessidade de mudança para a melhoria do povo brasileiro. “Observamos que a qualidade de vida, a expectativa de vida tem avançado muito pouco, e temos que dar uma resposta verdadeira à população brasileira”, afirmou.