
O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Wilker Barreto (PHS) foi o primeiro aliado do prefeito reeleito Arthur Neto (PSDB) nessas eleições, foi o que fez a maior bancada de vereadores do seu partido e que teoricamente fez uma gestão conciliadora entre os poderes legislativo e administrativo municipal. No entanto, há quem afirme que a preferência do prefeito vai em outra direção. Ou seja, o próximo presidente da CMM pode estar sendo indicado por influência do senador Omar Aziz (PSD).
Na tarde dessa quinta feira (17), assessores de gabinetes da base do prefeito na CMM alertavam para uma possibilidade, no mínimo, estranha: o prefeito estaria tentado a apoiar o filho do dono da Samel, o vereador Luis Hiram Moraes Nicolau (PSD) para a presidência da CMM, mesmo ele sendo de partido que fez forte oposição ao prefeito, nessas eleições municipais.

Hiram é do partido do senador Omar Aziz, o qual despejou toda ira e veneno na relação entre ele e Arthur Neto, depois de descobrir traições de ambas as partes. Agora não se sabe o motivo do amor repentino do prefeito a um membro do partido, que quase consegue derrota-lo nas urnas.
Do partido do prefeito, o PSDB, também está postulando o cargo o vereador Plínio Valério, o candidato da oposição Marcelo Serafim (PSB) e Marcel Alexandre (PMDB). As cartas estão sendo colocadas à mesa e o embate está só começando.
A diplomação dos vereadores acontecerá dia 19 de dezembro, a posse no dia 1º de janeiro de 2017, no Teatro Amazonas e, em seguida, a votação da mesa diretora da CMM, na Câmara Municipal de Manaus.