Wilson Lima agradece ministro Lewandowski por apoio à ZFM

Cerimônia de entrega do título de cidadão amazonense ao ministro do STF - Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima participou, na manhã desta sexta-feira (17/05), da cerimônia de entrega do título de cidadão amazonense ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e agradeceu ao ministro o reconhecimento da constitucionalidade da Zona Franca de Manaus em diversas manifestações. A última foi quando Lewandowski votou contrário ao relator, ministro Marco Aurélio, no julgamento do STF, nos dias 24 e 25 de abril, no processo que ameaçava os polos de componentes e de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM).


“O senhor entendeu a importância de garantir esses créditos para as empresas que estão aqui e para aquelas que compram produtos que saem da Zona Franca de Manaus. O nosso reconhecimento e a nossa gratidão, no momento em que o senhor se prontifica e age com justiça para ser mais um defensor da Zona Franca de Manaus, mais um defensor do nosso Amazonas. A Zona Franca não é só importante para o nosso povo, mas também é importante para o Brasil, para a balança econômica”, disse Wilson Lima.

Assim como Lewandowski, os ministros Celso de Mello e o presidente do STF, Dias Toffoli, votaram a favor da Zona Franca de Manaus garantindo a permanência do crédito de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI).

Hoje, depois de receber o título de cidadão amazonense, Lewandowski exaltou a Zona Franca de Manaus dizendo que o modelo de desenvolvimento econômico do Amazonas é “grande e inteligente”. Ela ainda classificou a Zona Franca como uma “verdadeira política de estado” e disse que, como cidadão amazonense, vai lutar pelo bem-estar e felicidade do povo da região.

Cerimônia de entrega do título de cidadão amazonense ao ministro do STF – Foto: Diego Peres/Secom

Além do governador Wilson Lima, políticos e outras autoridades locais estiveram presentes na cerimônia. A deputada Joana Darc (PR) foi escolhida pelo parlamento para saudar o ministro.

“Uma honra poder participar de um momento tão especial, onde esta Casa homenageia um verdadeiro entusiasta do Direito, como o ministro Lewandowski, com o título de Cidadão Amazonense. Sou suspeita para falar, pois além de um grande jurista, ele é acima de tudo, um grande defensor de causas coletivas. Todos os dias aprendo coisas novas e tenho certeza de que parte disso vem da história deste homem”, declarou a deputada.

Cidadão amazonense – O título foi proposto pelo presidente de Assembleia Legislativa do Estado, Josué Neto, que levou em consideração a defesa da Lei Ficha Limpa e do fim do nepotismo, a criação da audiência de custódia e do reconhecimento da constitucionalidade do modelo ZFM, como alguns dos feitos do ministro para entregar a mais alta comenda do legislativo.

Professores – Durante a visita do ministro, em uma sala reservada onde as autoridades aguardavam o início da cerimônia, o governador Wilson Lima conversou com duas representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), as professoras Dilaila Sena e Lidiana Canto. Elas entregaram uma carta ao ministro relatando o pleito da categoria. O governador Wilson Lima aproveitou para detalhar o que tem sido feito pelo Governo para que as aulas sejam retomadas.

“Eu tenho um profundo respeito pelos professores e compreendo o pleito. Mas já avançamos o que podíamos quanto ao reajuste. O Governo já foi ao limite extremo do que pode oferecer. Um governo que fez 18 reuniões em dois meses não pode ser chamado de intransigente”, declarou.

Artigo anteriorEventos da Prefeitura de Manaus são destaques em feira de turismo na China
Próximo artigoEmpresário mostra interesse em reestruturar Santa Casa, diz interventor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui