Wilson Lima assina decreto que beneficiará produtores rurais

Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima assinou, ontem quarta-feira (18/09), um decreto que concede incentivo fiscal e isenta de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS) empresas que irão comercializar maquinário e implementos agrícolas na 41ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que acontecerá entre os dias 3 e 6 de outubro. A assinatura aconteceu durante a abertura da III Feira de Agronegócios da Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus.


Foto: Diego Peres/Secom

“Isso é uma oportunidade para incentivar o comércio, para incentivar os comerciantes e possibilitar que o produtor tenha acesso ao produto de forma mais econômica e de forma mais barata. E esse é o compromisso das empresas também, de facilitar o acesso a esse pequeno produtor e, dessa forma, nós estamos incentivando o setor primário como parte daquela nossa estratégia, inclusive com o lançamento do Plano Safra e de outros programas desenvolvidos nesse setor”, afirmou o governador.

Foto: Diego Peres/Secom

O decreto valerá apenas para as empresas que estiverem estabelecidas durante o evento vendendo qualquer maquinário, insumos e implementos agrícolas, ligadas ao setor agropecuário.

Produtor – Fábio Silva se considera um ex-paulistano. Há 35 anos em Manaus, ele abraçou os insumos amazônicos e iniciou uma caminhada no empreendimento turístico e gastronômico. Hoje, ele produz farinhas, castanhas, bebidas, azeites, todos com um toque regional, e há três anos comercializa nas feiras em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), da Sepror.

“É até difícil falar o quão importante isso é, não só pra mim, mas para os produtores e para a população, mas eu posso exemplificar com um dado concreto: há 10 anos Manaus estava entre as cidades que mais engordava no país, por conta da facilidade de alimentos industrializados e o baixo poder aquisitivo, e a falta de oportunidades de produtos saudáveis nos supermercados e nas feiras. Hoje, a ADS tem 11 feiras na cidade e outras tantas no interior, onde o produtor chega diretamente ao consumidor e não só permitiu o produto regional ter vazão e condição de produção, mas a adaptação de produtos exóticos à nossa flora e a nossa fauna começou a se dar melhor”, afirmou.

Foto: Diego Peres/Secom

Feira do Agronegócio – A Feira de Agronegócios da Nilton Lins iniciou nesta quarta-feira (18/09) e segue até o próximo domingo (22/09). Com expectativa de receber cerca de 200 mil visitantes, o evento conta com serviços e exposições da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), das Agências de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e de Defesa Animal (Adaf) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Artigo anteriorJosué Neto, apoia rede de combate ao câncer feminino
Próximo artigoRiacho Doce recebe serviços de infraestrutura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui