Wilson Lima destaca avanços do AM para conter a Covid-19 no estado

Foto: Maurílio Rodrigues/Secom

O governador Wilson Lima participou, nesta quinta-feira (17/09), da nona edição do Ranking de Competitividade dos Estados, que avalia o desempenho das gestões estaduais em indicadores como potencial de mercado, solidez fiscal e capital humano. Segundo o levantamento deste ano, realizado pelo CLP – Liderança Pública, o Amazonas subiu da 19ª posição para a 8ª em eficiência da máquina pública.


Durante o evento, Wilson Lima participou de um painel com o secretário de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, representando o governador do estado, Reinaldo Azambuja, que testou positivo para Covid-19.

Um dos temas do bate-papo, mediado pela jornalista Vera Magalhães, foi o impacto da pandemia nos estados. Na ocasião, Wilson Lima destacou as medidas que o Governo do Amazonas vem adotando para conter o avanço do novo coronavírus na capital e no interior.

Foto: Maurílio Rodrigues/Secom

“Nós fomos o primeiro estado a ser atingido, a atingir o pico, mas também é um estado que deu uma resposta muito forte com relação à pandemia. Também estive falando do legado que a pandemia acabou nos deixando e das implementações que tivemos que fazer, sobretudo na área de saúde. Tudo isso vai ser importante para que a gente tenha maior controle sobre a saúde, e o resultado final será o melhor atendimento para quem está na ponta, para quem precisa”, afirmou o governador.

Durante o pico da pandemia, o Governo do Amazonas aumentou em mais de 150% o número de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Referência para o tratamento dos casos graves da doença, o Hospital Delphina Aziz, em Manaus, mais que dobrou a oferta de leitos: antes eram 132, sendo 50 de UTI, e hoje são 350 ao todo.

“No interior também conseguimos avanços significativos. Temos 49 Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), que é aquela unidade que antecede a UTI, para evitar que o paciente agrave. Nós saímos de 49 para 119. Hoje todos os municípios do interior do estado têm um respirador”, frisou o governador.

Artigo anteriorMulher desaparece após ter casa invadida no Monte das Oliveiras
Próximo artigoPecuaristas têm até 31 de outubro para declarar vacinação contra febre aftosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui