Wilson Lima destaca avanços do governo no combate à covid-19

Foto: Divulgação

Em sua mensagem à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o governador Wilson Lima destacou os avanços do Governo do Estado nas áreas da saúde, educação, segurança, economia e infraestrutura no ano de 2020. Ele ressaltou as ações realizadas no Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19, com a ampliação da capacidade de assistência da rede pública de saúde.


“Com o Plano de Contingência para o Recrudescimento da Covid-19, aumentamos a capacidade da nossa rede de assistência e, a partir de outubro, saltamos de 457 leitos exclusivos para Covid-19 para 1.348”, afirmou Wilson Lima.

O crescimento na oferta de leitos foi de 195%. O governador ressaltou o trabalho feito no principal hospital de referência no tratamento da Covid-19. “O Hospital Delphina Aziz passou de apenas 10 leitos de UTI, no início de nossa gestão, quando o hospital estava inclusive com o contrato encerrado, para 140, no final de 2020. Hoje já são 150, e todos os andares estão sendo utilizados para atendimento”.

Wilson Lima enfatizou os investimentos que o Governo do Estado vem fazendo, com o apoio do Governo Federal, no abastecimento de oxigênio e na instalação de miniusinas na rede estadual de saúde.

“Com a ampliação da rede de assistência, previmos que haveria aumento de demanda por oxigênio, e nossa principal fornecedora estava se preparando para nos fornecer 52 mil m³ ao dia em janeiro. Essa quantidade representa quase o dobro do que foi consumido no período mais crítico que tivemos. As reservas existentes acabaram e demos início à logística de trazer oxigênio para o Amazonas. Assim que detectamos os problemas, pedimos ajuda ao Governo Federal. Hoje, temos uma situação mais estabilizada, mas ainda não resolvida e que nos dê tranquilidade”, frisou.

O governador Wilson Lima encerrou a mensagem agradecendo aos profissionais de saúde, aos servidores e equipe de secretários estaduais, realizando ainda uma homenagem in memoriam à diretora da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto.

A mensagem governamental está disponível, na íntegra, no Portal do Governo do Amazonas (www.amazonas.am.gov.br).

Artigo anterior‘Teremos recorde de profissionais de saúde e idosos vacinados hoje’, diz David
Próximo artigoAmazonas Energia notifica empresa após funcionários debocharem do corte de energia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui