O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta sexta-feira (29), três Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) para o município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus). As unidades serão importantes para pacientes de média complexidade, que precisem de ventilação mecânica.
Wilson Lima confirmou, ainda, a antecipação do pagamento da segunda parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI), com recursos da ordem de R$ 515 mil, que anteriormente só seriam repassados em julho.
Instaladas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), no Hospital Regional de Lábrea, as UCIs são compostas por respiradores, bombas de infusão e monitores multiparâmetros. O governador também visitou a farmácia do hospital, que tem aproximadamente 70% de abastecimento.
O governador Wilson Lima autorizou a compra de uma nova ambulância para o município. O veículo que atendia Lábrea até o ano passado foi perdido em um incêndio, e apenas uma ambulância de pequeno porte vinha realizando os atendimentos.
Os leitos de UCI e equipamentos chegam para reforçar a estrutura de saúde de Lábrea, que tem obtido bons resultados no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o último boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), divulgado na quinta-feira (29/05), o município tem 48 casos confirmados e nenhum óbito.
Atualmente nenhum paciente está internado por Covid-19 e não houve casos graves que precisassem de remoção para a capital por meio de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. Lábrea tem população de 46 mil habitantes.
Medidas – Desde o início da pandemia, Lábrea adotou procedimentos restritivos e preventivos, para garantir a saúde da população e evitar a disseminação do coronavírus. O comércio essencial adotou medidas como a oferta de álcool em gel na entrada e saída dos clientes, além da entrega de máscaras. O município realizou ações de conscientização e orientação pra população.