Wilton Santos distribui “presentinhos” às vésperas da eleição suplementar

Novo Airão virou uma cidade esquecida pelo poder público municipal - foto: divulgação.

Para quem imaginava que as questões políticas, administrativas e partidárias no município de Novo Airão estavam ruim, aí vai um recado: elas estão bem pior. Ou seja, elas estão pegando fogo. Mais de 90% da população está implorando a saída do prefeito Wilton Santos (PSDB), por má administração e pelo abandono a que ele impôs ao município, além dos presentinhos dados aos aliados políticos.


Mas, a espera pode durar pouco. O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse na imprensa nacional que na volta do recesso do judiciário pretende julgar todos os processos de cassação de prefeitos de todo o Brasil até o final de fevereiro, com eleições suplementares sendo realizadas até final de março de 2018. O processo da cassação do prefeito Wilton Santos está nesse pacote.

Novo Airão virou uma cidade esquecida pelo poder público municipal – foto: divulgação.

Gestão

A má gestão do prefeito cassado Wilton Santos e seu grupo passa pelo não pagamento do Fundeb aos professores, o abandono da cidade, a nomeação permanente de apadrinhados em cargos de confiança até a mais recente, a publicação da relação das nomeações dos “novos gestores”, que foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), dia (17), quando aliados seu foram agraciado com cargos em dose dupla.

Um dos presenteados por relevantes serviços prestados ao Wilton, foi o truculento e agressivo Adauto Silva de Oliveira Junior, que através do decreto Nº 001/2018, assinado pelo ainda prefeito, presenteou-o com o cargo de Chefe de Gabinete, acumulando com o de Procurador Geral do Município dado a ele no ano passado.

As informações é de que Adauto não tem nem capacidade nem perfil de super-secretário. O cargo de procurador exige, no mínimo, experiência em gestão, mas por ser um “ótimo nocauteador de indefesos” e muito ligado ao prefeito, ganhou o “presentinho” facilmente. Uma das agressões do Adauto, feita ao 2º colocado nas eleições de 2016, Frederico Junior, está lhe rendendo processos por danos e tentativa de homicídio até hoje.

Outro presenteado na administração do Wilton foi o empresário Kleber Augusto Bechara de Oliveira. Ele administra de uma só tacada, duas secretarias importantes, a de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), através do decreto nº 047 e, a Secretário Municipal de Turismo (SEMTUR), pelo decreto nº 040/2017, todos assinado pela excelentíssima pessoa do prefeito cassado Wilton Santos.

A farra com cargos de confiança está dando uma dimensão do que será a eleição suplementar, prevista para março desse ano. Wilton quer emplacar o seu filho como candidato, pressupondo que os presentinhos irão se avolumar, à medida da aproximação do novo pleito.

Whatsapp

Em um grupo de Whatsapp da oposição da cidade, foi postado o seguinte comentário de um internauta:
“Tem secretário que acumula duas funções e não faz nem uma direito. Pois, como secretário de Meio Ambiente deveria fiscalizar a sujeira nas ruas e na praia, mas a duas estão imundas.

Como secretário de Turismo também não vejo trabalho nenhum, só um folder com uma programação que não existe e, os poucos turistas que vem à cidade ficam reclamando.

Cadê as programações em jornais e TVs. A única pessoas que faz propaganda em TV e Jornais é o proprietário do Flutuante dos Botos e ele não é reconhecido pela atual administração dessa cidade”, disparou.

Títulos

Não bastasse os últimos acontecimentos, há suspeita de que estejam sendo transferidos títulos do município de Barcelos ás vésperas de uma eleição suplementar no município de Novo Airão.

O caso está sendo visto como crime eleitoral, mas já existe uma solicitação feita pela professora Vera Filha, pedindo a relação nominal por sessão, amparada na lei 12.527. Vera diz que se trata de interesse público coletivo e a informação é pública.

A solicitação foi feita ao juiz local, Celso Souza de Paula. “Se ele se negar a repassar essas informações, a solicitação será feita na comarca de Manaus, com pedido de cancelamento dos títulos transferidos a toque de caixa”, conclui.

NOVOS GESTORES DE NOVO AIRÃO – AM

Prefeito: WILTON PEREIRA DOS SANTOS
Vice-Prefeito: ANTONIO TIBURTINO DA SILVA

Chefe de Gabinete: ADAUTO SILVA DE OLIVEIRA JUNIOR (DECRETO Nº 001/2018).
Procurador Geral do Município: ADAUTO SILVA DE OLIVEIRA JUNIOR (DECRETO Nº 042/2017).
Presidente Comissão Permanente de Licitação (CPL): JERCIEL MONTEIRO DA SILVA (DECRETO Nº 045/2017).
Secretário Municipal de Administração e Planejamento (SEMAD): FRANCISCO CANINDÉ FREITAS DE LIMA (DECRETO Nº 006/2017).
Secretário Municipal de Ação Social (SEMAS): DOUGLAS MARTINS DOS SANTOS (DECRETO Nº 007/2017).
Secretário Municipal de Educação (SEMED): FRANCISCO CARLOS FERNANDES SÁ (DECRETO Nº 008/2017).
Secretário Municipal de Saúde (SEMSA): JOSÉ MAURO PINTO DA ROCHA (DECRETO Nº 050/2017).
Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura (SEMINF): ODIR DA COSTA GONÇALVES (DECRETO Nº 044/2017).
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS): KLEBER AUGUSTO BECHARA DE OLIVEIRA (DECRETO Nº 047/2017).
Secretário Municipal de Turismo (SEMTUR): KLEBER AUGUSTO BECHARA DE OLIVEIRA (DECRETO Nº 040/2017).

OBS.: Esta é a estrutura organizacional em vigor conforme Lei Municipal nº 308/2013/PMNA, de 04 de fevereiro de 2013.

Artigo anteriorProcon Amazonas detecta variação de 700% em produto de material escolar
Próximo artigoAtropelador de Copacabana responderá em liberdade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui