Workshop Internacional reúne profissionais para debater aquicultura

A criação de peixes em cativeiro, em evolução/Foto: Arquivo
A criação de peixes em cativeiro, em evolução/Foto: Arquivo
A criação de peixes em cativeiro, em evolução/Foto: Arquivo

A Embrapa Amazônia Ocidental, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade Nilton Lins promovem, nesta terça-feira e quarta-feira, dias 28 e 29 de abril, em Manaus, o Workshop Amazonian Acquaculture Activity,.
Com o objetivo de reunir profissionais do Brasil e exterior para discutir, entre outros temas, as estratégias para o fortalecimento da aquicultura na região amazônica, a Embrapa Amazônia Ocidental, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade Nilton Lins promovem, amanhã(28) e na quarta-feira (29), em Manaus, o Workshop Amazonian Acquaculture Activity.


O evento visa promover a troca informações sobre demandas de pesquisa e expertises dos institutos envolvidos, com a finalidade de estipular futuras parcerias. “O workshop terá como foco a aquacultura numa visão multidisciplinar, envolvendo principalmente a reprodução e produção de peixes neotropicais, além do salmão, bacalhau e peixes comumente utilizados como modelos experimentais”, destacou Luís Renato de França, pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O Workshop, que é aberto a todas as pessoas interessadas no assunto, também, vai debater avanços recentes da aquicultura. “Investigações referentes aos desreguladores endócrinos, abordagens que representam avanços metodológicos recentes, tais como transplante de células germinativas, criobiologia/criopreservação e genômica também serão enfatizados neste evento”, destacou França, que também é um dos coordenadores do Workshop.

O evento, também, vai permitir a interação entre profissionais de países europeus de tradição na área, como a Noruega e a Holanda, e pesquisadores, estudantes e instituições nacionais. “Esperamos que esta iniciativa resulte em interações e ações efetivas que auxiliem no desenvolvimento da aquacultura na Amazônia” completou França.

No primeiro dia, os participantes reúnem-se no Auditório da Ciência do Inpa, a partir das 9h. No segundo dia as atividades acontecem, pela manhã, a partir das 8h, na sede da Embrapa Amazônia Ocidental, localizada no km 29 da rodovia AM 010, que liga Manaus a Itacoatiara. À tarde acontece uma visita à Fazenda Cidade do Pirarucu, localizada em Manacapuru.

Artigo anteriorNovas Câmaras Municipais instalam Comissões de Defesa do Consumidor
Próximo artigoAP: Gás de cozinha custa até R$ 62 em Macapá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui