

Com o objetivo de esclarecer a população roraimense sobre o uso da urna eletrônica e a segurança de seu sistema informatizado, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR) realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 16h, no plenário da instituição, o workshop “Conhecendo a Urna Eletrônica”. A sociedade em geral pode participar do evento gratuitamente.
Na programação, consta a palestra “A urna eletrônica”, que será ministrada por Luís Consularo, servidor da Seção de Serviços, Provisão e Equipamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O coordenador de eleições do TRE/RR, Fábio Barros, abordará o tema “Do fechamento de cadastro à carga das urnas eletrônicas”. Para encerrar o ciclo de palestras, o tema que será discutido pelo coordenador de produção e suporte do TRE, Severino Caetano, será “Da votação à totalização”.
De acordo com o secretário de tecnologia da informação do Tribunal, Hermenegildo D’Ávila, desde o início da utilização da urna eletrônica, em 1996, o sistema de votação tem sido alvo de polêmicas que levantam questionamentos acerca da totalidade de sua segurança, da qualidade técnica dos sistemas de informação interligados e da preservação do sigilo do voto depositado eletronicamente.
“A urna eletrônica foi desenvolvida com o objetivo de tornar o sistema de votação mais ágil e rápido, além de conferir maior transparência e segurança na apuração do voto em razão dos benefícios da informatização de dados. Trata-se de uma ferramenta extremamente eficaz e segura. Muito se comenta, mas nunca foi provada a existência de fraude na votação eletrônica. A Justiça Eleitoral é uma instituição confiável e os sistemas são auditados por profissionais contratados pelos próprios partidos”, esclareceu D’Ávila.
Com o objetivo de aproximar a sociedade roraimense da Justiça Eleitoral e ampliar a percepção social sobre o sistema eletrônico de votação, D’Ávila explicou que serão instalados postos volantes em alguns locais estratégicos em Boa Vista e nos municípios de Alto Alegre, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá. (G1-Roraima)