
A quarta etapa do circuito do XTERRA Brasil movimentou a economia e reuniu 800 atletas em Novo Airão, cidade localizada às margens do Rio Negro, no Amazonas. O evento, realizado no último sábado (20) pela Fundação Rede Amazônica, contou com uma arena montada em meio às matas e rios da região, oferecendo uma experiência única para os participantes.
Além das tradicionais festas locais como o Festival Folclórico e o Eco-Festival do Peixe Boi, a selva amazônica foi palco para a nova modalidade Short Track. A competição de alto rendimento trouxe 20 competidores convidados, divididos igualmente entre homens e mulheres, que deixaram sua marca no XTERRA.

O evento também incluiu provas de Endurance 50k, Triathlon e Trail Run de 5, 10 e 21 km. Tarcísio Batista, de Nhamundá, venceu a prova de Trail Run 21k, completando o percurso em 1h32. Alessandra Dias, de Brasília, conquistou o título no Triathlon femini-no, superando desafios pessoais e se emocionando com o apoio do público. No Triathlon masculino, o mineiro Diogo Malagon foi o campeão, destacando a dificuldade da prova devido ao calor.
A parceria com a Fundação Rede Amazônica foi essencial para o sucesso do evento. A fundação promoveu diversas ações, incluindo uma palestra sobre treinamento esportivo e a instalação de máquinas Retorna Machine para coleta de resíduos. André Jubão, Geren-te de Projetos do XTERRA Brasil, e Viviane Tavares, Especialista em Projetos da Fun-dação Rede Amazônica, comemoraram o retorno do evento ao Amazonas após quase 10 anos.

O XTERRA Brasil teve um impacto econômico significativo em Novo Airão, com ocu-pação quase total dos hotéis e pousadas, além de beneficiar comerciantes locais. O pre-feito Frederico Júnior ressaltou a importância do evento para a economia local, enquanto o ambulante Walmir Silva elogiou os benefícios trazidos pela competição.
A próxima etapa do XTERRA Brasil será realizada em Paraty, no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de agosto, com inscrições já abertas no site oficial do evento.