
O cão Zeca tem a missão de espantar pássaros e outros os animais que entram perto das pistas de pousos e decolagens do Aeroporto de Brasília
Concentrado e de pouco papo, Zeca é um border collie, o cãozinho protetor do Aeroporto de Brasília. Ele tem a missão de espantar pássaros e todos os animais invasores das áreas que ficam perto das pistas de pousos e decolagens.
Um vídeo apresentando Zeca ao público é pura simpatia. Nele, a voz humana, como se fosse do cãozinho, mostra o que ele faz e também apresenta os tutores: Bruno e Bruna.
Zeca faz parte da equipe da Inframerica, administradora do terminal aéreo do Aeroporto de Brasília. Ele foi treinado por seis meses e agora coopera com os humanos na segurança das operações diárias.
O trabalho
Um tutor está sempre com Zeca. Tudo começa com o reconhecimento, diário, da área em que o cãozinho observa aeronaves e pistas.
Depois, o dog é levado de carro até as pistas de pousos e decolagens. Ali, ele para, anda devagarzinho e parte para a missão: afugentar as aves.
Aves na pista podem levar a acidentes e causar danos de leves a graves. Para evitar problemas, Zeca está lá, sempre atento.
O border collie é uma raça cuja inteligência é considerada bastante elevada, há quem acredite que o olhar dele é capaz de hipnotizar outros animais.
Fãs nas redes sociais
Uma seguidora elogiou a presença de Zeca no aeroporto. “Zeca, o melhor da aviação.”
Outra seguidora se derrete: “Ele é fofo demais! E a pose pra foto?”.
Uma pet, mais ousada, vai logo aproveitando a chance para passar uma cantada em Zeca: “Zeca, você é o funcionário mais bonito do aeroporto. Namora comigo?”.
Veja:
https://www.instagram.com/p/Ctjop8FM1Sb/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again