06 de janeiro: Dia dos Santos Reis ou dia dos Reis Magos – Por Raimunda Gil Schaeken

Professora Raimunda Gil Schaeken (AM)

A festa dos Santos Reis, conhecida no calendário religioso como a festa da Epifania, isto é, da manifestação de Cristo Jesus às nações, é uma das festas mais populares no Brasil. As tradições do povo das diversas regiões a revestiram de um colorido especial. A influência do elemento negro é fundamental no surgimento e conservação dos folguedos populares como a Folia de Reis, o Reisado, chamado também de Reinado, Congos, Congada, Danças de Congo, presente em quase todo o Brasil. A Folia de Reis, festa popular de origem portuguesa, ainda sobrevive em cidadezinhas brasileiras e, se inicia na véspera do Natal e vai até o dia 6 de janeiro.
Seu enredo lembra a viagem que os três reis magos fizeram a Belém para encontrar o Menino Jesus. Durante os 12 dias, o Alferes da Folia, chefe dos foliões, pode bater à sua porta a qualquer momento, de manhãzinha, seguido dos palhaços do Reisado e de seus instrumentos barulhentos, despertando quem estiver dormindo, pedindo permissão para entrar, tomar café e recolher dinheiro que é gasto em comes e bebes para todos. Oferece uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos, enquanto, do lado de fora, os palhaços dançam recitando versos e os foliões abrem alas com bandeira, dizendo: é abençoada e protege das más influências.


Professora Raimunda Gil Schaeken (AM)

Conta a história que um anjo teria revelado aos três Reis Magos, que havia a relação entre a estrela-guia e o messias, chamado Jesus.  Pouco sabemos sobre esses reis Magos; eram pequenos reis soberanos de tribos primitivas do Oriente, viviam como patriarcas, senhores de rebanhos. Não há consenso sobre o país exato de onde vieram. São Jerônimo (†420) e Santo Agostinho (†430) diziam que os Magos vieram da Caldéia. Há quem diga que Melquior, era rei da Pérsia, Baltazar, rei da Índia, e Gaspar, rei de um outro país árabe; deviam conhecer astronomia ou astrologia, e por isso eram chamados de magos (Mateus 2,7-11). Eles fazem reverência ao Menino-Deus em sinal de adoração e reconhecimento de que aquela criança é Deus-Conosco. “Nós vimos a sua estrela e viemos homenageá-lo” (Mateus 2,2).
Gaspar que dizer: “ele vai levado pelo amor”; Balthazar quer dizer: “sua vontade é rápida como a flecha e faz a vontade de Deus”; Melchior significa: “Ele penetra docilmente”. Os reis da Abissínia reivindicam a honra de serem descendentes dos reis Magos.

Os Reis Magos ouviram um anjo, em sonho, aconselhá-los a que retornassem a suas nações, de tal maneira que excluíssem Jerusalém e Jericó de suas rotas, caso contrário o Menino Jesus poderia ser morto pelo rei Herodes. Novamente, uma estrela os guiou; esse caminho pode ter sido pelo rio Jordão ou por Berseba, atualmente roteiro para Meca, no território de Moab e do mar Morto. Dizem que, depois do retorno, os Reis Magos foram batizados por São Tomás e trabalharam para a propagação da fé em Cristo.

Dar presentes era um costume oriental; assim, os Reis Magos ofereceram, ao recém-nascido Jesus, ouro, incenso e mirra. O incenso simbolizava a sua essência divina; o ouro, a sua realeza; a mirra, a sua essência humana. Ademais, esses presentes expressavam as idades do ser humano; a juventude e a fecundidade do trabalhador; a maturidade e a firmeza do guerreiro; a experiência e a sabedoria do sacerdote.

No século IV, as Igrejas do Oriente celebravam, em 6 de janeiro, a festa do nascimento de Cristo e a Adoração dos Reis Magos; nas Igrejas do Ocidente, o nascimento era celebrado em 25 de dezembro. Posteriormente, ambas as Igrejas passaram a celebrar as duas datas: em 25 de dezembro, a Natividade, e em 6 de janeiro, o Dia dos Reis Magos ou o Dia dos Santos Reis.

Em muitos países e em algumas regiões do Brasil, onde é mais forte a influência europeia, há troca de presentes, lembrando dessa maneira os presentes que os três Reis Magos ofereceram a Jesus.(Raimunda Gil Schaeken. É professora aposentada, Tefeense, católica praticante, membro efetivo da Associação dos Escritores do Amazonas – ASSEAM e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas –ALCEAR).

Artigo anteriorAudiências de Custódia para presos em flagrante em todos os DIPs de Manaus
Próximo artigoPortal de matrículas da rede pública do AM tem nova infraestrutura tecnológica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui