Estudantes “treinam” no plenário da Aleam

Aleam empossa os 48 deputados do 11º Parlamento Jovem/Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam) vai dar posse aos 48 estudantes eleitos deputados estaduais, titulares e suplentes, do programa Parlamento Jovem 2018. A cerimônia de posse, a eleição da Mesa Diretora e o início dos trabalhos parlamentares serão abertos pelo presidente do Parlamento Estadual, deputado David Almeida (PSB), nesta quarta-feira (16), a partir das 11h30, no Plenário Ruy Araújo, com a presença de todos os parlamentares que apadrinham, cada um, dois estudantes eleitos.


O Parlamento Jovem é um programa da Aleam que leva estudantes a aprender sobre a função e o exercício do Poder Legislativo e, posteriormente, a vivenciar a rotina de um deputado estadual, inclusive com diplomação e atividade prática de um mandato com a elaboração de Projetos de Lei (PLs).

A primeira Sessão da 11ª legislatura do Parlamento Jovem será aberta pela aluna Ana Catarina Marães, que vai coordenar a eleição da Mesa Diretora acompanhada do apoio técnico de setores da Aleam como o Cerimonial, as Comissões Técnicas e a diretoria de Apoio Legislativo. O início da legislatura vai contar com a presença da banda da Polícia Militar que vai executar o Hino Nacional.

Aleam empossa os 48 deputados do 11º Parlamento Jovem/Foto: Divulgação

Após a eleição do presidente e demais membros, os deputados jovens voltam para as salas de aula para o treinamento que começaram desde a última segunda-feira (14), nas quais estão aprendendo o funcionamento do Poder Legislativo e a elaboração de um Projeto de Lei que poderá ser encampado pelo deputado padrinho e apresentado oficialmente ao Poder Legislativo.

Participação especial

Uma participação especial foi programada para a Cerimônia de Posse pela gerente de Educação Cidadã da Aleam e coordenadora do Programa, Cassandra Serejo. O Parlamento Jovem vai receber a visita do secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Manoel Franciso Ribeiro de Almeida, que foi aluno da primeira edição do Parlamento Jovem, em 2008. Dez anos depois, Manoel Almeida, formado em Filosofia e atualmente acadêmico de Direito, assumiu a Sejel. “O que aprendi com aquela experiência foi muito importante para minha formação como político e cidadão”, lembrou ele, que vai falar sobre essa experiência aos Jovens Deputados.

Artigo anteriorFalência dos transportes em Manaus tira mais de 400 ônibus de circulação
Próximo artigoSecretário Geral do Partido dos Trabalhadores visita Aleam

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui