Egito volta a disputar a Copa após 28 anos

Seleção do Egito não disputa uma Copa do Mundo desde 1990/Foto: EPA

País conhecido pelas esfinges, pirâmides e faraós, o Egito volta a disputar uma Copa do Mundo após 28 anos. Esta será a terceira participação da seleção heptacampeã da Copa Africana de Nações, que só jogou as edições de 1934 e 1990, curiosamente ambas na Itália. Os egípcios tiveram o melhor desempenho na primeira participação, quando terminaram o Mundial em 13º lugar, após caírem nas oitavas de final.


Agora, a seleção do Egito chega com moral na Copa da Rússia. A seleção foi bem nas Eliminatórias da África, terminando na primeira posição. Ao todo, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota, na chave que contava ainda com Uganda, Gana e Congo. Foram oitos gols marcados e quatro sofridos, com aproveitamento de 72%.

Além dos adversário dentro de campo, os egípcios terão um desafio a mais fora dele por questões religiosas. Começou nesta semana o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, que ficam em jejum do amanhecer até o pôr do sol. Isso pode comprometer, inclusive, a preparação para o torneio, já a delegação segue a religião islâmica. O período só termina no dia 14 de junho, data em que o torneio começa. Por conta do jejum, as refeições são servidas antes do nascer do sol, chamada suhoor, e depois do pôr do sol, chamada iftar. Dependendo da região, as refeições podem ser consumidas em família ou com membros da comunidade local.

Seleção do Egito não disputa uma Copa do Mundo desde 1990/Foto: EPA

Mesmo com esse jejum, os torcedores e a imprensa local acreditam que o Egito pode brigar, ao menos, pelo segundo lugar no grupo A do Mundial, que tem Rússia, Uruguai e Arábia Saudita. Comandados pelo técnico argentino Héctor Cúper, os egípcios apostam suas fichas em jogadores experientes como Ramadan Sobhi, Mohammed Elneny e Sam Morsy, que atuam em uma das principais ligas europeias: o campeonato inglês.

Elneny, meio-campo do Arsenal, aparece entre os 29 pre-convocados, mas ainda é presença incerta na Copa porque se recupera de lesão. E a convocação final de Cúper pode quebrar um recorde. Isso porque o goleiro Essam El Hadary está entre os pré-selecionados, e se não for cortado, será o jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo, com 45 anos.

A esperança egípcia também joga na terra da Rainha, onde principal jogador da seleção começou a brilhar. Com 25 anos, Mohamed Salah carrega a fé de seu povo e é unanimidade entre os torcedores. Não à toa recebeu o apelido de Rei do Egito. Muçulmano, o atacante revelado pelo Al-Mokawloon, Salah já tem experiência pela Europa. Começou sua trajetória no velho continente pela equipe do Basel, da Suíça. Suas atuações chamaram a atenção do Chelsea, gigante inglês. Mas pelo clube londrino Salah não rendeu o que se esperava, sendo emprestado para Fiorentina e Roma, ambos times italianos. Na capital dos gladiadores, Salah reencontrou seu bom futebol. Foram 34 gols em 83 jogos.

Esquema tático do Egito (Reprodução: Sbrine Cruz/Agência do Rádio Mais)

No ano passado, o “Faraó” chegou ao Liverpool. E foi jogando por música que atingiu seu ápice e conquistou os torcedores da cidade que lançou os Beatles. Principal jogador na temporada, Salah já marcou 44 gols em 51 jogos. Os Reds terminaram o campeonato inglês em quarto lugar e ainda disputam a final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid. Na seleção, Salah tem 33 bolas na rede em 57 jogos.

E para quem não sabe, Salah já marcou um gol contra a seleção brasileira, em confronto nas Olimpíadas de Londres, em 2012. A partida marcou a estreia das duas equipes na competição. O Brasil venceu por três a dois, com gols de Neymar, Rafael e Damião.

Apesar da ótima fase, uma rusga às vésperas da Copa preocupa os torcedores. Salah e o empresário se desentenderam com a federação local por conta do uso de uma foto do atacante no avião que será usado pela delegação. Segundo o representante do jogador, o problema está no uso da imagem sem autorização, já que Salah é patrocinado por uma companhia telefônica e a federação por uma concorrente.

O Egito não tem um time tão qualificado quanto o Uruguai, favorito para avançar em 1º no grupo A. Mas chega em um bom momento para a disputa do principal torneio de seleções do mundo, com seu principal jogador na melhor fase da carreira. A equipe egípcia não terá vida fácil no grupo, mas tem qualidade para avançar para as oitavas de final. O primeiro compromisso do Egito será no dia 15 de junho contra o Uruguai. Coincidência ou não, data do aniversário de Salah, que completa 26 anos.

Fonte: Agência do Radio Mais

Artigo anteriorTJ adia julgamento de Gelson Carnaúba e de réus envolvidos em chacina do Compaj
Próximo artigoAnitta é cotada para fazer parte do júri do ‘The Voice’ no México

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui