Festa da Santissima Trindade 2018

O evento é um marco religioso na arquidiocese de Manaus e também um dos mais tradicionais com mais de 34 anos na cidade/Foto: Divulgação

Nos dias 26 e 27 de maio ocorre a Festa em honra a Santíssima Trindade 2018 na área missionária Santa Catarina de Sena. O festejo deste ano tem como tema “Reconstruirei as ruínas que ficaram e as reerguerei” e o lema: “Não temas, o Senhor nos salvou”. O evento é um marco religioso na arquidiocese de Manaus e também um dos mais tradicionais com mais de 34 anos na cidade, e percorre várias gerações com a devoção ao santo iniciada no distrito Barreira do Andirá (localizada na região do Baixo Amazonas, a 20 km do município de Parintins).


Uma das organizadoras da festa, Maria Cleide Tenório disse todos os devotos estão trabalhando em prol a festa e que as expectativas são muito boas para o festejo.

A festividade tem inicio no sábado (26), com carreata às 6h pelas ruas do Conjunto Jardim Petrópolis. A partir das 18h, ocorre a noite de louvor, com entronização e levantamento do mastro de crianças, e o mastro de frutas com mais de 9 metros de altura que representa o símbolo da promessa dos devotos. Durante a solenidade como parte da tradição ocorre a chegada da imagem da Santíssima Trindade e Nossa Senhora das Graças trazida pelo grupo de dança formado por crianças, os Kids Trinos.

O evento é um marco religioso na arquidiocese de Manaus e também um dos mais tradicionais com mais de 34 anos na cidade/Foto: Divulgação

Ao longo da programação será feita a expressão de louvor voltada para São Francisco de Assis (patrono da Comunidade Católica Santíssima Trindade), com a realização dos continentes divididos pelas familias devotas e participantes da Comunidade Católica Santissima Trindade.

Durante a noite ocorre o show de música católica, teatro musical, apresentação do ministério de dança Juventude Trina e adoração ao Santíssimo sacramento.

No domingo (27) a partir das 6h será feita a reza da ladainha em latim e caminhada Penitencial com temáticas da campanha da fraternidade de 2018 e o encerramento às 9h com Celebração Eucarística na Igreja de Santa Catarina de Sena e derrubada dos mastros, e a escolha do festeiro para o festejo do próximo ano.

Histórico de Devoção a Santíssima Trindade

Tudo começou quando a Família Alves Belém recebeu de um grupo de missionários católicos uma imagem com um pequeno pássaro sobreposto em uma coroa feita de metal, a qual chamavam de Santíssima Trindade. Desde então a visitar os moradores da localidade Barreira do Andirá, para rezar a ladainha da trindade em latim.

A imagem foi passada de geração em geração, permaneceu por um tempo em Parintins, e por volta de 1984 chegou a Manaus, trazida por Maria do Carmo Tenório (em memória), falecida em 2016 aos 82 anos.

A matriarca da família deixou seus ensinamentos para a filha mais velha Maria Cleide Tenório sobre a tradicional festa, que passou a realizar o levantamento do mastro com frutas, para se cumprir as promessas dos devotos. A tradição centenária da reza da ladainha em latim, continua pelos anciãos da família, assim como o café compartilhado pela comunidade.

A partir de 1985 passou-se a celebrar a Festa em Honra a Santíssima Trindade. Com o passar do tempo, foi introduzida a noite de louvor e a divisão dos familiaresdevotos em continentes e suas respectivas cores: Africano- Verde, Americano-Vermelho, Asiático-Amarelo, Europeu-Branco e Oceania-Azul.

Com mais de 100 anos de existência de devoção, a Comunidade Católica Santíssima Trindade (reconhecida pela arquidiocese de Manaus como comunidade de aliança), segue com a tradição realizando todos os anos o festejo que completa 34 anos se cumprindo as promessas com a entrega de fitas pelos devotos por realização de milagres e curas.

Artigo anteriorSaiba quem são os príncipes que ainda estão solteiros
Próximo artigoEnzima descoberta na Amazônia pode triplicar produção de etanol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui