
Manaus – Com uma área de atuação extensa, incluindo os bairros Tarumã, Tarumã-Açu e comunidades rurais da rodovia BR-174 até o Km 65, a 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) desenvolve policiamento preventivo e ostensivo, além de realizar a ronda escolar nos colégios da cidade e da área rural. A unidade cobre 42 escolas, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales.
Nos três primeiros meses deste ano, foram apreendidas 11 armas de fogo, 28 veículos roubados foram recuperados e 28 pessoas foram presas por envolvimento em crimes de roubo, furto, tráfico de drogas, entre outros.
De acordo com o major Eduardo Esteves, comandante da 20ª Cicom, o patrulhamento realizado pelos policiais militares é dividido em seis zonas, atendendo a área comercial do bairro, área escolar, unidades de saúde, além das comunidades indígenas e comunidades rurais, como as do Ramal do Pau Rosa e comunidade Nova Canaã.
“Dividimos as oito viaturas para realizar patrulhamento diuturnamente, com a diferença que a nossa área é extensa, e temos muita área de mata e ramais. No entanto, os crimes são os mais comuns, sendo maiores os índices de roubo e furto. Por conta disso focamos em patrulhar nessas áreas, prevenindo novas ocorrências e prendendo os autores”, disse.
Segundo o comandante, todas as escolas da área rural recebem ronda escolar e, além do policiamento, os policiais fazem contato direto com os educadores e alunos. Um policial militar que faz parte do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd) ministra palestras nos colégios mensalmente. Os temas são todos ligados ao combate do uso e tráfico de entorpecentes.
“Desenvolvemos essas palestras nas escolas dos bairros também, pois é importante esse contato direto do aluno com o policial, cria um vínculo e respeito dos jovens, além das palestras serem preventivas, no quesito de impedir que eles entrem para o caminho da criminalidade”, afirmou o major.