Waldemir propõe emenda ao orçamento CMM para pagamento de servidores

Vereador Waldemir José (PT)/Foto; Tiago Correa
Vereador  Waldemir José (PT)/Foto; Tiago Correa
Vereador Waldemir José (PT)/Foto; Tiago Correa

O vereador Waldemir José (PT), No dia em que o país comemora o dia do Servidor Público (28.10), propôs a criação de uma emenda ao orçamento municipal de 2015, assinada por todos os parlamentares, no valor de R$ 2 milhões, para garantir aos servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o pagamento da parcela referente à correção da Unidade Real de Valor (URV), sugerindo, também, a eleaboração de um Projeto de Resolução que assegure esse pagamento para o ano de 2016.

Waldemir José explica que a luta dos servidores da Câmara Municipal de Manaus, pela correção das perdas salariais que tiveram com implantação da URV durante o Plano Real em 1994, vem ocorrendo desde 1999. Ele disse ainda, que já existe uma sentença promulgada pela Justiça determinando que a CMM pague imediatamente os valores retroativos. Entretanto, foi feito um acordo de parcelamento dessa dívida.


O parlamentar lembrou que ao longo da história o servidor público sempre teve o papel importante no Estado, mas ao mesmo tempo já sofreu discriminação e é pouco valorizado. Ele lembrou que, segundo o teórico da macroeconomia John Keynes, inicialmente os servidores eram contratados para que houvesse um aquecimento econômico, ou seja, contratavam-se servidores para que eles fossem remunerados e com sua remuneração comprassem mercadorias. Isso resultava na circulação de recursos e distribuição de renda. Porém, esse método fez com que os servidores públicos levassem por anos a pecha de “Funcionários Marajás”, trabalhadores que ganhavam altos salários sem fazer nada.

“Penso que a história do servidor público é uma história de desvalorização que ao longo do tempo foi mudando. Atualmente, esses trabalhadores são mais valorizados, mas ainda está longe de ter o reconhecimento justo e devido”, disse Waldemir.

O parlamentar destacou ainda que é dever do Poder Público fazer o reconhecimento justo a esses trabalhadores, uma vez que é imprescindível a atuação desses profissionais em todas as atividades governamentais do município, do estado e do país. “Servidor origina-se da palavra servir, portanto ele tem papel fundamental no serviço público”, concluiu.

Artigo anteriorRO: Seminário de Agricultura Sustentável tem inscrições abertas, em Porto Velho
Próximo artigoSTF concede progressão de regime aberto e José Dirceu vai pra casa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui