

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou ontem, segunda-feira (03), o laudo que confirma que o Amazonas registrou, oficialmente, o primeiro caso de infecção pelo vírus chikungunya em Manaus.
De acordo com a FVS, dois casos estavam sendo investigados aqui em Manaus e os exames tiveram que ser encaminhado ao Instituto Evandro Chagas (IEC). Um dos casos deu positivo e o segundo negativo. O positivo deu para uma turista venezuelana que visitou nossa cidade.
Ainda de acordo com a FVS, a venezuelana tem 26 anos, veio à capital do estado para férias com familiares. Após quatro dias na cidade, ela apresentou quadro de febre, dores articulares e apresentava manchas avermelhadas na pele. O caso do Chikungunya é considerado “importado”.
Até o momento, não foi constatada a presença do vírus no estado.
De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, foi reforçada a vigilância para impedir a entrada e a circulação do vírus no Estado.
Até o dia 25 de outubro, o Ministério da Saúde registrou 828 casos de Febre Chikungunya no Brasil, sendo 155 confirmados por critério laboratorial e 673 por critério clínico-epidemiológico. Do total, são 39 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.