Amazonas tem, oficialmente, o primeiro caso do vírus chikungunya

Mosquito transmissor do vírus/Foto: Divulgação
Mosquito transmissor do vírus/Foto: Divulgação
Mosquito transmissor do vírus/Foto: Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM)  divulgou ontem, segunda-feira (03), o laudo que confirma  que o Amazonas registrou, oficialmente, o primeiro caso de infecção pelo vírus chikungunya em  Manaus.

De acordo com a FVS, dois casos estavam sendo investigados  aqui em  Manaus e os exames  tiveram que ser encaminhado ao Instituto Evandro Chagas (IEC). Um dos casos deu positivo e o segundo  negativo. O positivo deu para uma  turista venezuelana que visitou nossa cidade.


Ainda de acordo com a FVS,  a venezuelana tem  26 anos, veio à capital do estado para férias com familiares. Após quatro dias na cidade,  ela  apresentou quadro de febre, dores articulares e apresentava manchas avermelhadas na pele.  O caso do Chikungunya é considerado  “importado”.

Até o momento, não foi constatada a presença do vírus no estado.

De acordo com o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque,  foi reforçada a vigilância para impedir a entrada e a circulação do vírus no Estado.

Até o dia 25 de outubro, o Ministério da Saúde registrou 828 casos de Febre Chikungunya no Brasil, sendo 155 confirmados por critério laboratorial e 673 por critério clínico-epidemiológico. Do total, são 39 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Artigo anteriorEscritor Alan Moore recebe homenagem com exposição no Paço da Liberdade
Próximo artigoPacientes esperam mais de quatro horas por uma ultrassonografia na SENSUMED

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui