
O deputado Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, colocou-se à disposição da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para apresentar emendas ao Orçamento do Estado, para 2017, que beneficiem o segmento da terceira idade. Josué Neto é o autor da indicação de criação da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), um órgão da Universidade do Estado do Amazonas que estuda o envelhecimento humano.
Ao participar, na manhã desta terça-feira (8), da abertura do 14º Seminário Amazônico de Geriatria e Gerontologia (SAGG 2016), no Auditório Belarmino Lins, na Aleam, Josué Neto destacou a participação significativa dos idosos na sociedade e se colocou à disposição para apresentar emendas ao orçamento que beneficiem a terceira idade.

“Ficamos felizes em receber e participar desse evento”, disse ele, indicando que a Assembleia Legislativa tem trabalhado pelo bem-estar do homem e da mulher e da terceira idade. “Tratar bem dos idosos é, sem dúvida, algo muito importante. Tenho certeza que a partir do orçamento impositivo que teremos em 2017, vai sair daqui alguma emenda para a terceira idade, em especial para a Unati”, declarou.
Seminário
O Seminário Amazônico de Geriatria e Gerontologia foi aberto pelo médico espanhol, Manuel Grandal, com uma conferência magna sobre o modelo de reabilitação e recuperação de idosos pós-internações hospitalares, que é utilizado no Hospital Virgen de la Poveda, em Madrid.
Com o tema “Delineando modelos de cuidados adaptáveis em cuidados e saúde sem fronteiras”, o evento promovido pela Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) a apresentação do Teatro Renascer, da Unati; e a palestra “Os desafios e as mudanças necessárias para que haja uma assistência adequada para com os idosos”, com o médico Renato Veras.
O diretor da Unati, Dr. Euler Ribeiro, destacou o crescimento da instituição, que atualmente possui parceria com renomadas universidades do Brasil e do Exterior como, por exemplo, a Universidade de são Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade metropolitana de Tóquio, a Universidade de Madrid, a Universidade de León, na Espanha e Universidade do Canadá.
“É uma equipe muito grande do Brasil e do exterior que vem discutir o envelhecimento com qualidade de vida e, sobretudo, os cuidados paliativos daqueles que se fragilizaram ao longo do processo”, disse, agradecendo o apoio dado pela Assembleia Legislativa, com a concessão do espaço para a realização do SAGG.
Programação de hoje (09)
08h30 – Palestra Fibrilação auricular no idoso- O inimigo invisível (Dr. Filipe Bastos)
09h30 – Palestra Ação na ampliação da longevidade e no espectro sexual das drosófilas (Dr. Toshiro Aigaki)
10h30 – Avaliação de banners pela comissão científica
11h00 – Mesa Redonda Desafios para a prestação de cuidados de qualidade para os idosos no Amazonas (enfª Elorides Brito e eng. Rubens Pereira)
14h00 – Palestra Unati Amazonas e a importância do Centro de Pesquisa de Implementação CENEV (Dr. Euler Ribeiro)
15h30 – Relato de Experiência: a importância da interação, pesquisa e extensão no empoderamento do idoso na Unati (psicóloga Stella Torres e Dra Terezinha Lima)
16h30 – Palestra Saúde e longevidade dos olhos: o poder dos frutos amazônicos (Msc Beatriz Rosa Bonadiman)
17h30 – Encerramento