
Uma criança de dois anos e nove meses morreu, nesta sexta-feira (11), em um hospital de Manaus, vítima de um tipo raro de meningite. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
De acordo a Semsa, o resultado laboratorial do exame do líquor apontou que a criança contraiu meningite por Haemophilus Inluenzae (HiB), um tipo menos frequente da doença.

Conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), 33 morreram vítimas de meningite. No mês de novembro, o Amazonas registrou 115 casos de meningite, com 28 mortes. Em 2015, foram registrados 175 casos da doença, dois quais, dois por meningite haemophilus, ocorridos nos municípios de Guajará e Tefé.
Após o comunicado da morte da criança, uma investigação epidemiológica do caso e medidas se iniciou para impedir o avanço. As ações estão sendo realizadas pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVAE).
Pela manhã, equipes da Semsa estiveram na creche onde a criança estudava, com intuito de levantar dados sobre o caso. Durante a tarde, uma palestra foi realizada com os pais das crianças, onde também teve uma ação de quimioprofilaxia nos alunos e na professora da sala de aula.
No sábado (12), a quimioprofilaxia também será aplicada as famílias, conforme os protocolos de conduta preconizados pelo Guia de Vigilância do Ministério da Saúde.
A Semsa informou que a criança estava com as vacinas atualizadas e que ela apresentou os primeiros sintomas de febre e vômito, no dia 7 de novembro deste ano, razões que a criança não frequentar as aulas.
Na escola, não há registro que outras crianças com sintomas semelhantes.
A Semsa destaca que não há surto ou agregado ao caso, uma vez que os registros da doença estão dentro da média no período.