Projeto Baja da UEA promove competição entre universitários de todo o Brasil

Reitor Cleinaldo Costa na inauguração do Projeto/Foto: Roberto Carlos
Reitor Cleinaldo Costa na inauguração do Projeto/Foto: Roberto Carlos
Reitor Cleinaldo Costa na inauguração do Projeto/Foto: Roberto Carlos
Projeto promove competição para construção de carro/Foto: Roberto Carlos
Projeto promove competição para construção de carro/Foto: Roberto Carlos

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, na sexta-feira (30), a oficina do Projeto Baja, competição em que alunos de Engenharia de várias universidades do País competem com a construção de um veículo de corrida, próprio para competições off-road: o mini-baja.

A oficina inaugurada foi construída com financiamento da Fundação de Pesquisa e Amparo do Amazonas (Fapeam), no valor de R$ 299 mil, além de patrocínio da empresa de motocicletas Yamaha.


Durante o lançamento, o coordenador do projeto Eduardo Rafael Barreda, destacou a ajuda recebida por parte do governador José Melo, enquanto ainda era vice-governador do Estado. Ele lembrou que José Melo foi quem orientou e a obtenção do financiamento feito pela Fapeam.

Atualmente, participam do Projeto Baja UEA 22 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST). O projeto de elaboração do mini-baja começou em 2012, mas a execução foi iniciada em julho do ano passado, em paralelo a construção da oficina, com a obtenção do financiamento da Fapeam e com o patrocínio da Yamaha, que doou peças e ofereceu cursos de capacitação aos estudantes.

Os alunos de engenharia trabalham para que o veículo fique pronto até o mês de novembro, quando vão participar da etapa regional Nordeste do Projeto Baja e, futuramente, participar da etapa nacional do programa. Chefe da equipe Baja UEA, Flávio Gabriel Barrozo, aluno do 9º período de Engenharia Mecânica, explica como a estrutura vai influenciar na formação dos estudantes da universidade.

“Com essa estrutura, ela nos permite uma liberdade maior de trabalho. Essa experiência, nós acabamos aprendendo como uma empresa funciona de verdade em escala menor e isso faz com que o aprendizado seja maximizado. Então a ideia é sempre desenvolver o conhecimento do aluno de Engenharia, para que ele tenha uma formação mais completa”, explicou.

Parcerias – O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, ressaltou a importância da realização de parcerias entre a universidade e empresas privadas, já que, além da Yamaha, a Universidade do Estado do Amazonas também tem parcerias com empresas como Nokia e Samsung.

“O Polo Industrial de Manaus, fundamentalmente, patrocina a existência da Universidade do Estado do Amazonas e é importantíssimo que nós formemos o capital humano que irá naturalmente retornar ao Polo”, disse, agradecendo ao diretor financeiro da Yamaha, Genoir Pierosam, que estava presente ao even

Artigo anteriorBárbaro e Nosso! Por: José Ribamar Mitoso
Próximo artigoMaestro Luiz Fernando Malheiro receberá o título de Cidadão do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui