
Na manhã desta sexta-feira (24/11) aconteceu o I Festival de Corridas Mirins da Coordenadoria Distrital de Educação 03 (CDE 3), na Vila Olímpica de Manaus, localizada na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, e contou com a participação de aproximadamente 350 alunos de 6 a 11 anos de idade do Ensino Fundamental 1 das 13 escolas participantes. O evento foi uma grande novidade para os alunos, pais e professores, que abraçaram a causa e se divertiram bastante.
O Festival de Corridas Mirins, na qual também está incluído os jogos psicomotores, faz parte das atividades desenvolvidas nas escolas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc). “Trazê-los para a pista da Vila Olímpica para que participem de uma corrida é gratificante demais. Eles ficam muitos felizes. Esse contato com as atividades físicas e brincadeiras em um dia de lazer, é muito importante para a vida do ser humano”, explica o professor de educação física e coordenador dos jogos, Vitor Hugo.

Acompanhamento – Os pais das crianças acompanharam de perto o esforço e dedicação dos seus filhos. Para a mãe do aluno Pedro da Mata (7), da 2ª série do Ensino Fundamental, Neila da Mata, que aguardava seu filho na linha de chegada, as atividades incentivam o crescimento e desenvolvimento do pequeno atleta. “Eu sinto orgulho porque é uma coisa que eles gostam, e incentiva o crescimento e desenvolvimento tanto como criança, quanto como pessoa também”, afirmou Neila da Mata, que acrescentou ser esta uma competição saudável e animada.

As corridas de pista foram disputadas em 50m, 75m e 100m, e de revezamento, onde cada aluno inscrito recebeu no fim de cada atividade uma medalha de participação e incentivo. As atividades desenvolvidas fazem parte do currículo pedagógico, trabalhando a ludicidade por meio de jogos, brincadeiras, e muita criatividade.
Na tarde de quinta-feira (23/11), os alunos participaram de atividades dos jogos psicomotores e jogos coletivos como futsal masculino e queimada mista, pista de revezamento e corrida do saco.