
Os engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Amazonas (Arsam) realizaram ontem (24/11) uma vistoria técnica em duas estações de tratamento de esgoto operadas pela Manaus Ambiental, a ETE Timbiras e a ETE Villa Nova.
O cronograma de visitas fará parte do relatório anual de atividades, uma espécie de diagnóstico da situação dos serviços regulados pela agência, composto de análises detalhadas das obras estabelecidas nos planos anuais e quinquenais de exploração de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade de Manaus.

As obras visitadas pela equipe técnica da Arsam já estão na segunda etapa, das três previstas. Uma das principais melhorias é o aumento da capacidade do volume de esgoto tratado para 230 l/s, ampliando de 45 para 100 mil o número de pessoas beneficiadas.
Atualmente, a ETE Timbiras é composta de oito lagoas de tratamento, com sistemas de aeração e decantação, funciona 24h e atende ao bairro Cidade Nova II. Com a conclusão das obras chegará a atender cerca de 200 mil moradores de todo o bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

Outra estação visitada foi a ETE Villa Nova, mais compacta e construída para atender três mil moradores das duas etapas do Conjunto Villa Nova. A previsão para a conclusão das obras é o mês de abril de 2018.
A próxima vistoria será realizada na ETE Ayapuá/Xingú, localizada no Conjunto Rio Xingú, bairro Compensa, zona oeste de Manaus, que também será concluída até o mês de abril de 2018. As Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) do Conjunto Nova Cidade, no bairro de mesmo nome, também serão fiscalizadas com rigor.