
As sobrancelhas realçam o olhar e destacam a beleza das pessoas, além de dar a impressão de um rosto mais fino, diminuindo o tamanho do nariz e da testa. Sejam grossas, cheias, curvadas ou finas, elas moldam o formato do rosto e fazem uma grande diferença na fisionomia.
Muitas famosas mudaram o visual das sobrancelhas e aprovaram o resultado, como a Grazi Massafera, Gabriela Pugliesi, Cleo Pires, Fernanda Souza, Gisele Bündchen, Flávia Alessandra, Angelina Jolie, entre outras.
“As sobrancelhas são um protetor natural dos olhos, evitando que sujeiras, suor e outros elementos as irritem. É preciso ter atenção com as sobrancelhas, porque afinar demais ou engrossá-las muito pode conferir um aspecto artificial ao rosto, ficando em desarmonia com a fisionomia e a beleza natural”, afirma a Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Cosmiatria e Envelhecimento bem-sucedido.
A médica conta que hoje em dia a tendência é que a sobrancelha fique o mais natural possível, para não deixar um ar pesado, fechado e sem expressão. E lista as principais técnicas de reparação:
– Rarefação de pelos: ocorre principalmente nas mulheres que realizaram depilação por muito tempo, quando a moda era sobrancelha fina, e os pelos pararam de crescer. Os tratamentos disponíveis são: maquilagem definitiva e implante de sobrancelhas.
– Dermopigmentação permanente: deve ser realizado por profissional habilitado e com grande experiência no ramo, pois o resultado é definitivo. No geral, utilizam-se tinturas à base de vegetais ou minerais. A qualidade de pigmento é muito importante para que não haja o apagamento precoce ou a transformação da cor (preto para o azulado). A tonalidade mais utilizada é o preto e o marrom, seguindo a cor dos cabelos ou dos olhos. Na Clínica Horibe, a dermopigmentação é feita fio a fio com resultado natural como se fosse fios de cabelo.
– Implante de Sobrancelhas: geralmente é realizado retirando-se uma pequena faixa de cabelo da parte posterior da cabeça, que é segmentado em microimplantes contendo 1 a 2 fios de cabelos cada. Estes fios são implantados um a um, com angulação de cerca de 15 graus da pele, com auxílio de uma agulha descartável. Pode-se repetir o procedimento após 6 meses, caso se queira aumentar a densidade da sobrancelha. A vantagem deste método é que a sobrancelha fica reconstituída naturalmente, com pelos da própria pessoa e a desvantagem para este método é a necessidade de cortar os pelos regularmente.

Existem também os implantes com fios artificiais, que não necessitam de ser cortados e não requerem área doadora. Como desvantagem, podem causar reações alérgicas, pois o organismo tende a rejeitar os implantes artificiais.
– Excesso de Pelos: pelos em grande quantidade são antiestéticos e causam sensação de agressividade. Pode-se retirar o excesso com pinças, agulhas ou depilação a laser, um método que apresenta resultados duradouros sem causar danos à pele. No geral, bastam de 3 a 5 aplicações para diminuir cerca de 80% dos pelos da região afetada.
– Queda da Cauda da Sobrancelha: o processo de envelhecimento da face faz com que as sobrancelhas “escorreguem” pelos ossos da face, aproximando-se mais das pálpebras, diminuindo a distância entre elas. Subir a cauda da sobrancelha é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado por diferentes técnicas.
Pontos de Sustentação pela Incisão nas Pálpebras: pode ser realizado durante a cirurgia das pálpebras e consiste em descolar a sobrancelha abaixo da musculatura frontal e a seguir, por dentro, são colocados pontos de sustentação na musculatura e o osso em uma posição mais elevada que a anterior.
Pontos de Sustentação Externos: consiste em realizar 2 pequenas incisões dentro do couro cabeludo e, através delas, é descolada a parte lateral da testa até as sobrancelhas. São dados então pontos internos, interligando estas incisões e retirando-se o excesso de pele. Estes pontos tracionam as sobrancelhas para cima. Os resultados são imediatos, muito satisfatórios e bastante duradouros. Esta é a pesquisa da Dra. Edith Horibe publicada na revista internacional Aesthetic Plastic Surgery, que serve de referência para os cirurgiões plásticos de todo o mundo.
– Ressecção de Fuso de Pele acima da Sobrancelha: trata-se da retirada de um pequeno fuso de pele da parte superior da sobrancelha, perto da sua cauda. A seguir são dados pontos internos que aproximam as bordas dos cortes. O resultado é bastante duradouro. A cicatriz resultante pode ser de boa ou má qualidade, depende do caso.
– Lifting Coronal: consiste de incisão ampla no couro cabeludo, no descolamento de toda a testa e tracionamento das sobrancelhas para cima, retirando o excesso de pele. Esta técnica permite elevar as sobrancelhas, tratar as rugas da testa e retirar os músculos corrugadores, que causam as rugas entre as sobrancelhas. É uma técnica com resultados bastante duradouros, porém mais agressiva.
Essas técnicas são modernas e contribuem para melhorar, rejuvenescer e modificar as sobrancelhas.
Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, explica as técnicas de reparação