Polícia Militar desencadeia “Operação Cadeado” nos presídios da capital

Polícia Militar desencadeia "Operação Cadeado" nos presídios da capital - Foto: Divulgação

Manaus – A Polícia Militar desencadeou na última sexta-feira, 26, a continuação da “Operação Cadeado”, que visa apoiar as tropas do Comando de Policiamento Especializado (CPE), dentro dos presídios da capital. A operação aconteceu nas unidades do Complexo Penitenciário Anisio Jobim (COMPAJ), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Centro de Detenção Provisória Masculina 1 e 2 (CDPM), além das ações de varreduras na área de mata, localizada atrás do complexo de presídios do Km 8 da BR 174.


A iniciativa consiste em aumentar o reforço das unidades prisionais, afim de coibir planejamento de fugas dos presos e intensificar a segurança durante as revistas semanais no interior dos pavilhões e durante a escolta dos internos.
No final de semana o efetivo também tem sido aumentado em razão das visitas de familiares dos detentos. Essa continuação da operação que acontece principalmente nos finais de semana, tem a finalidade de garantir a tranquilidade dentro das unidades.

Polícia Militar desencadeia “Operação Cadeado” nos presídios da capital – Foto: Divulgação

São empregados na operação aproximadamente 150 policiais, distribuídos nas muralhas, pavilhões e escoltas internas e externas de acordo com a necessidade.

O Comandante Geral Coronel PM Cláudio Silva, explica que a operação tem o objetivo de garantir a aplicabilidade dos procedimentos de disciplina e segurança nas unidades prisionais, através da Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Estado de Apoio Penitenciário (SEAP). “Somos uma instituição que respeita a vida e a ordem, e que sobretudo estamos empenhados em sempre buscar melhores resultados. Vamos direcionar nossas ações para que tenhamos melhores condições de segurança pública, fortalecendo as atividades ostensivas e preventivas, dentro e fora dos presídios” ressaltou o Comandante Geral.

Segundo o coordenador de Policiamento Especializado , Capitão PM Arndt, a ação tem como principal foco, coibir planejamentos de fugas de presos e da segurança as unidades.
As ações policiais aconteceram com ações do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAER).que realizou patrulhamento aéreo em todas as unidades prisionais. As equipes do 1°Batalhão de Choque (1°BPCHQ) realizaram ações nas unidades e em torno dos muros próximos das unidades do Km 8 , já a atuação Companhia de Operações Especiais (COE) aconteceu em toda a área de mata das medições de todas as unidades prisionais.

Artigo anteriorDuelo de potências: Flamengo x Palmeiras
Próximo artigoDono de bar mata homem por ciúmes da ex-esposa no Monte Pascoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui