Grupo Fera reúne 200 competidores em evento esportivo

Foto: Divulgação

Manaus – O Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) realizou evento esportivo, não competitivo, denominado “Experiência Fera”. A ação teve o intuito de proporcionar aos participantes parte dos treinamentos operacionais praticados pelo grupo de elite da Polícia Civil do Amazonas. O evento, iniciado por volta das 6h30, ocorreu em uma área de mata, pertencente a uma construtora, na avenida Desembargador João Machado, bairro Planalto, zona centro-oeste da cidade.


O coordenador do Grupo Fera, delegado Juan Valério, explicou que a atividade contou com a participação de 200 pessoas, inscritas previamente. Valério destacou que o “Experiência Fera” foi estruturado para a população que acompanha e estima os trabalhos desempenhados pelos policiais civis que integram a equipe de elite da Polícia Civil.

“A atividade foi pensada desde que começamos a postar nas redes sociais alguns exercícios do Curso de Operações Táticas Especiais (Cote), promovido Grupo Fera em 2018, e a população começou a reagir de forma positiva e pedir para participar das atividades. Entretanto, os nossos treinamentos são restritos a policiais, por isso começamos a articular essa ação para ser desempenhada com segurança, oferecendo experiência física, que é um dos pilares do nosso grupo, para esse público”, disse Valério.

 

Foto: Divulgação

Exercícios – Os participantes do “Experiência Fera” participaram de um circuito com as seguintes atividades: falsa baiana, canoagem, cabo submerso, funcional com mochila, corrida com poste, corrida de resgate, rastejo com mosquefal, paredão, tela de picadeiro e exercício com pneu de caminhão.

Juan Valério destacou que foi montada uma grande estrutura em torno do evento, com as presenças de profissionais de Educação Física, seguranças, socorristas e bombeiros civis. “No dia do evento contamos com o apoio de muitos profissionais para garantir a segurança de todos os participantes. As vagas foram limitadas para 200 pessoas, pois, dessa forma, conseguiríamos controlar as atividades. Ninguém andou sozinho nas trilhas. Os profissionais acompanharam os participantes em todos os obstáculos”, assegurou.

A autoridade policial ressaltou, ainda, que não foi um evento de cunho competitivo. “Queríamos passar o que realmente ocorre no Grupo Fera. Ninguém fica para trás, sempre um ajudando o outro. O espírito de equipe e solidariedade com o parceiro prevalece. Foi com essa intenção que realizamos esse evento”, pontuou Valério.

O coordenador do Grupo Fera informou que foram vendidos 200 kits, contendo uma camisa do evento, squeeze e uma bolsa, no valor de R$ 70. Juan Valério explicou o dinheiro arrecadado com a venda dos kits será utilizado pelo Grupo Fera para comprar alguns materiais de construção e um bebedouro industrial, que será doado ao projeto social Discípulos Através do Esporte (DAE), idealizado e mantido pelo investigador de Polícia Enoque Galvão, que integra o Grupo Fera.

“As vendas dos kits acabaram em mais ou menos três horas, no dia em que lançamos. Elaboramos um modelo de uma blusa para o evento. Claro que foi diferente do fardamento utilizado pelo Fera, mas foi algo que eles poderão guardar como uma marca nossa. Então, conseguimos vender todos esses kits para que pudéssemos ajudar no projeto”, declarou o coordenador do Grupo Fera.

O Discípulos Através do Esporte (DAE) é um projeto que tem por objetivo resgatar, por meio do esporte, crianças e adolescentes que moram na Comunidade Parque Riachuelo, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. Enoque Galvão, que é formado em Educação Física, conta que, além de tentar conscientizar os jovens atletas sobre as consequências do envolvimento com a criminalidade, por conta da própria experiência profissional, destaca os benefícios de manter uma prática saudável de esportes.

Artigo anteriorEscola municipal conquista prêmio ‘Crianças Mais Saudáveis’
Próximo artigoPrefeitura de Manaus vai regularizar mais de 12 mil imóveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui