

Em 2013, as quatro feiras de produtos regionais organizadas em Manaus pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), movimentaram R$ 6,7 milhões e comercializaram duas mil toneladas de alimentos.
A partir de ontem, sábado (02), com o funcionamento regular de mais uma feira, na Vila Militar, em frente ao Batalhão de Operações Ribeirinhas, na avenida Mário Andreazza, na Vila Buriti, a ADS pretende envolver cerca de 80 produtores e associações que devem comercializar 205 toneladas de alimentos até o fim do ano.
De acordo com o diretor técnico da ADS, Luiz Otávio Rodrigues, o Governo do Estado pretende instalar mais uma feira ainda neste ano, aumentando de quatro para seis os locais de venda direta ao consumidor dos produtos regionais, cuja produção é incentivada pelo Governo do Amazonas. “As feiras funcionam quinzenalmente nos pontos fixos.
A nova feira na Vila da Marinha (Vila Buriti) vai alternar o funcionamento com a feira da Aeronáutica (estacionamento do Cassam) porque elas estão na mesma região geográfica”, afirmou Rodrigues. O diretor-presidente do Idam, Edmar Visolli, explicou que a assessoria técnica do Governo do Estado por meio dos técnicos do instituto é decisiva para a qualidade dos produtos ofertados nas feiras livres.
“O Amazonas é um dos Estados que mais produz alimentos saudáveis, como o açaí orgânico e a farinha sem agrotóxicos. Até mesmo na piscicultura, produzimos pescado com muita qualidade”, declarou Visolli. Segundo ele há produtores que recebem os consumidores em suas propriedades para conhecer as plantações e adquirir produtos. Horário de funcionamento – As feiras regionais da ADS são quinzenais. Neste sábado, dia 2 de agosto, funcionarão as unidades do CIGS e da Marinha, das 06h00 às 12h00.