

Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa/Am, de hoje (06), o deputado Luiz Castro (PPS) denunciou o atraso no pagamento de salários de servidores públicos das prefeituras de Rio Preto da Eva, Eirunepé e Coari, problema que, segundo o parlamentar, é recorrente e atinge servidores das áreas de saúde, educação e limpeza pública, situação que tem levado a greves e outras situações que vem prejudicando a população dessas cidades do interior do Amazonas.
“Não podemos aceitar como normal que o atraso do pagamento dos salários dos servidores públicos se torne uma rotina de administrações desorganizadas, que provocam uma desassistência à população muito grande. Eu citei três municípios, mas a situação atinge outros municípios e de maneira sistêmica. Nós temos que ter mecanismos do Tribunal de Contas, do Ministério Público, para minimizar isso, para pressionar, para evitar esse descalabro”, defendeu.
Luiz Castro, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, também falou sobre a problemática da matança de botos nos rios do Estado para servirem como isca para a pesca da piracatinga. O parlamentar lembrou que o boto está no topo da escala biológica dos rios amazônicos e criticou a matança dos animais por motivos econômicos. “De uns tempos pra cá a ganância pelo lucro de alguns exportadores e grandes negociadores de peixe fez com que o caboclo que respeitava o boto se tornasse um matador”, lamentou.
O deputado estadual pediu ainda o apoio de seus pares e da sociedade para uma campanha de âmbito nacional que reivindica que o Ministério do Meio Ambiente proíba e fiscalize o extermínio desses mamíferos aquáticos e defendeu que a Assembleia Legislativa se posicione sobre o caso.
“Nós entendemos que o ser humano precisa e deve utilizar os recursos naturais para a vida aqui na terra da sociedade humana, mas com o mínimo senso de responsabilidade para com as gerações futuras. Portanto, nós estamos aqui dizendo não a matança dos botos e pedindo a sociedade para ajudar a mobilização desta campanha, que está na internet com a coleta de assinaturas, e para que esta Casa se posicione. Estamos encaminhando uma indicação em nome da Comissão de Meio Ambiente, quero contar com o apoio, para que a gente coloque com clareza que a Assembleia Legislativa não ficará omissa diante dessa carnificina”, concluiu.