Inscrições para o Bolsa Universidade vão até o próximo domingo (01)

Foto – Divulgação / Semad

As inscrições para as 17,5 mil vagas ofertadas no Programa Bolsa Universidade 2020, da Prefeitura de Manaus, vão até as 23h59 deste domingo, 1°/12. Em sua 11ª edição, o programa oferta bolsas integrais (100%) e parciais de 50% ou 75% em cursos de graduação, para estudantes de baixa renda.


O edital completo, com informações sobre cursos e valores das mensalidades também está disponível no site de inscrição no endereço http://bolsa.manaus.am.gov.br. O processo seletivo é coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

De acordo com a diretora-geral da Espi/Semad, Stela Cyrino, nesta edição, entre o total de vagas oferecidas, estão sendo disponibilizadas mais de 5 mil bolsas com benefício de 75% de desconto nas mensalidades. Os interessados devem atender os requisitos básicos para concorrer a uma bolsa.

Para se inscrever o candidato deve ser brasileiro, nato ou naturalizado, residente em Manaus e com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Também é imprescindível que o candidato esteja regularmente matriculado ou passível a se matricular em uma das instituições parceiras do programa.

O candidato também deve ter ensino médio completo ou equivalente (podendo concluir até 31/12/2019), não possuir diploma de curso superior ou estar matriculado em instituição de ensino pública. Além disso, não estão aptos a participar beneficiários de programa de graduação mantido pelo poder público ou pela iniciativa privada.

Foto – Divulgação / Semad

Pelo Bolsa Universidade, o beneficiário não precisa devolver o valor que foi investido na qualificação. Ao invés de pagar pelo seu estudo, o aluno participa de projetos de cunho social, educacional, cultural, socioambiental, esportivo, entre outros, realizados pela própria Prefeitura de Manaus e parceiros.

Classificação

A seleção dos classificados é feita com base na menor para a maior renda familiar per capita, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis em cada curso. O percentual da bolsa maior é conferido aos candidatos de menor renda.

O processo seletivo se dará em três etapas: as inscrições eletrônicas – por meio do portal do programa –, a classificação, realizada pelo sistema de cruzamento de dados, e a entrega de documentação, ato em que o candidato classificado deve comprovar as informações declaradas na inscrição on-line, para garantir a bolsa.

Artigo anteriorInstituições do setor primário discutem safra de castanha-do-Brasil para 2020
Próximo artigoVítimas de fotos íntimas vazadas podem recorrer à Lei Maria da Penha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui