

Competitividade da economia brasileira foi tema do pronunciamento do deputado Orlando Cidade (PTN), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas, na quinta-feira (04). A burocracia é apontada pelo parlamentar como o grande entrave, o que requer mudanças emergenciais, a fim de que essa nação possa voltar a ser competitiva.
Segundo Orlando Cidade, o Amazonas está lutando para se tornar competitivo. A primeira Central de Abastecimento de Alimentos que o governo do Amazonas vai inaugurar em Iranduba (a 27 km de Manaus), de 7,5 mil metros quadrados, dispondo de 88 boxes e praças de alimentação, é na opinião do deputado uma alternativa viável para incrementar o agronegócio por meio da agricultura familiar.
De acordo com o parlamentar, a Central de Abastecimento é um dos primeiros frutos do Programa Amazonas Rural Sustentável, uma esperança dos produtores que vão poder utilizar o local para colocar à venda seus produtos sem a figura do atravessador. “Dessa forma os produtos poderão ser barateados para os amazonenses que visitarem o local”, disse.
Orlando Cidade disse ainda que a criação das universidades rurais também vai ajudar o Estado a ser mais competitivo. “A ideia desses novos núcleos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é levar ao homem do interior mais educação e aperfeiçoamento da tecnologia, o que vai permitir ao ribeirinho produzir de forma sustentável”, frisou.
Em aparte, o deputado estadual José Ricardo (PT) disse que o projeto de universidades rurais é um bom caminho para este Estado porque vai permitir trabalhar as vocações econômicas do Amazonas.