
Para prevenção contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus adotou estratégias no trânsito e no transporte urbano como a suspensão de eventos em vias interditadas e o reforço da higiene dentro dos ônibus. As ações serão intensificadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Todas as interdições de ruas e avenidas, entre elas o projeto “Faixa Liberada”, no Complexo Turístico Ponta Negra, estão suspensas, assim como autorizações para interdições que resultem em eventos em vias públicas. “Vamos atuar para reduzir as concentrações de público, a fim de prevenir o surgimento de novos casos da Covid-19”, enfatizou o vice-presidente do IMMU/Trânsito, Franklin Pinto.
Entre as medidas estão a distribuição de cartazes e folders informativos para serem afixados dentro dos ônibus e nos terminais de passageiros; orientações sobre os cuidados a serem tomados pelas empresas e seus funcionários, como a disponibilização de álcool em gel 70% para utilização dos passageiros e trabalhadores, assim como o hábito de manter as janelas dos veículos sempre abertas, para permitir a circulação de ar; e a definição de um calendário de visitação às sedes das empresas e garagens dos ônibus, para verificar as condições de higienização interna e a limpeza dos filtros dos condicionadores de ar, para os ônibus que dispuserem deles.

O diretor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Fernando Moraes, informou que os empresários estão engajados no combate à proliferação do vírus.
O diretor de Transportes do IMMU, Claudemir Andrade, adiantou que a próxima estratégia é ampliar as informações de combate à Covid-19 entre outros profissionais do transporte. “Taxistas, mototaxistas e condutores dos micro-onibus alternativos e executivos serão orientados a participar dessa importante ação e, juntos, ampliar as estratégias de prevenção ao novo coronavírus entre os usuários desses modais”.