Programa ‘Delegado Legal’ leva palestras a escolas públicas de Manaus

Delegado Tarson Yuri, palestrante/Foto: Divulgação
Delegado Tarson Yuri, palestrante/Foto: Divulgação
Delegado Tarson Yuri, palestrante/Foto: Divulgação
Palestrante, delegado Tarson Yuri/Foto: Divulgação
Palestrante, delegado Tarson Yuri/Foto: Divulgação

Alunos de três turmas do 9ª ano da Escola Municipal Rodolpho Valle, localizada na rua Itaituba, bairro Redenção, na Zona Centro-Oeste de Manaus, receberam nesta semana palestra do programa “Delegado Legal”, abordando violência no lar e segurança pública de modo geral.

O palestrante foi o Titular do 17º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Delegado Tarson Yuri e o investigador da Polícia Civil, José Carlos. Eles estiveram na escola para conversar com cerca de 80 estudantes.


Apesar de os estudantes demonstrarem certa insegurança e timidez, no início da atividade, foram muito participativos fazendo perguntas abordando as funções das autoridades na sociedade como, por exemplo, a atuação das polícias na segurança da sociedade.

As perguntas foram respondidas pelo Delegado Tarson, enfatizando o trabalho de parceria feito em conjunto com a comunidade, ressaltando que a participação da sociedade é importante, pois por meio das denúncias é possível prender os criminosos. De acordo com o delegado, todos os estudantes representam uma família e ela deve participar e colaborar com a segurança telefonando para o número 181.

“Penso que o nosso objetivo foi cumprido. Falar sobre temas como a segurança pública, resulta em uma troca intensa de informações e foi isso que aconteceu”, ressaltou Tarson Yuri.

Para a gestora interina da escola, professora Kelly Monteiro, foi uma imensa satisfação a visita dos servidores da Polícia Civil. “Creio que foi de grande valia para os alunos tudo o que foi ensinado hoje e vai nos servir por muito tempo. Esperamos que esses jovens guardem por muito tempo o que aprenderam hoje e levem para casa para disseminar esses ensinamentos”, comentou.

Foi distribuído durante a palestra cartilhas educativas do programa Delegado Legal, criado em 2007 pela Associação de Delegados de Polícia Civil do Estado (Adepol-AM) e desenvolvido em parceria com a Polícia Civil do Amazonas.

Violência e Bullying

Na Escola Municipal Escritora Nísia Floresta Brás Augusta, no Bairro Flores, na Zona Centro-Sul, o escrivão da Polícia Civil do 16º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marcelo Benedicto, que proferiu palestra com o tema “Violência e Bullying”.

De acordo com o escrivão, a palestra foi avaliada positivamente. “Levamos material didático para as crianças como filmes para interação didática. Abordamos a violência doméstica, violência sexual e o bullying. As crianças se sentiram livres para interagir”, destacou Marcelo.

Conforme Benedicto, o “Delegado Legal” é um projeto orientador que necessita da participação e da interatividade do público ao qual ele se destina. Ele explicou inclusive que alguns alunos deram testemunhos sobre a sua própria experiência familiar.

“Falaram do que acontecia em seus lares e alguns relatos foram entristecedores. Falamos inclusive com a orientadora da escola em colocar à disposição os profissionais da área de psicologia e assistência social para auxiliarmos com palestras os casos”, disse.

Ao final da palestra, os alunos demonstraram tanto interesse que pediram novamente outras atividades. “Ficamos felizes em ter esse retorno, por que notamos que eles não nos viram como autoridade, mas como cidadãos que podem auxiliá-los, como é o trabalho da polícia civil: resgatar a união”, finalizou o escrivão.

Artigo anteriorImplantação do teste rápido para HIV nas UBSs, em Manaus, será concluída
Próximo artigoF1: Hamilton desbanca Rosberg, e Massa volta ao pódio, em Monza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui