
Com o intuito de minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social, a higienização correta e constante das mãos e o uso de máscara são as principais recomendações dos órgãos de saúde.
Mas passar longos períodos dentro de casa pode causar sentimentos como ansiedade, hiperatividade, angústia e tédio, mas também pode proporcionar que as pessoas reparem com calma e de forma mais detalhada todos os cômodos e que possam realizar consertos e pequenas obras que planejavam, mas não tinham tempo.
Pensando nisso, para se manter entretido por meio de atividades produtivas, se animar e transformar alguns ambientes, separamos algumas dicas fáceis de colocar em prática durante o confinamento.
DIY: tendência do faça você mesmo
Cresce o número de sites, blogs, vídeos tutoriais e redes sociais com foco em mostrar dicas de decoração e ensinar como fazer ou reaproveitar itens para todos os cantos da casa. A atividade conhecida como DIY é uma abreviação do termo em inglês Do It Yourself, que significa ‘’faça você mesmo’’. A iniciativa visa demonstrar, por meio de processos manuais, como produzir móveis, presentes e artigos de decoração criativa em casa, por exemplo.
Através de imagens, instruções e divulgações de passo a passo, esses canais ensinam desde como criar e montar utensílios para diversas áreas como também carpintaria, culinária, informática, moda, entre outros.
Pintura
Pequenas alterações, como uma nova pintura nas paredes, já elevam o humor das pessoas e alteram a aparência do cômodo. Então, se você já pretendia ou repentinamente surgiu a vontade de repaginar algum cantinho da sua residência, uma boa alternativa é apostar na tinta.
Através da pintura, é possível imprimir personalidade e sensações. Tons frios são tendência para ambientes mais relaxantes e calmos, enquanto os quentes representam alegria e entusiasmo. Já as cores neutras, como o branco e o preto, remetem à modernidade e elegância.
Para pintar uma parede você só irá precisar de pincéis de diferentes tamanhos, uma lona para cobrir o chão, um rolo de pintura e uma lixa. Para paredes de maiores tamanhos ou cômodos inteiros, o compressor de ar também é recomendado.
Reorganização
Outra dica para mudar os ares do seu lar é reorganizar os móveis, por exemplo. Assistir a vídeos sobre design de interiores é uma ótima dica para que você otimize o seu espaço, faça melhor uso da luz natural, coloque os itens decorativos em maior evidência e posicione os utensílios distribuídos da forma mais conveniente possível.
Cultive plantas
As plantas podem ser ótimos itens de decoração e ainda um ótimo hobby. Além das plantas, que são artigos de paisagismo, também é possível cultivar sua própria comida e investir em uma pequena horta, para ter uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos.
Limpeza
Realizar uma grande faxina pode mudar completamente o ambiente. Retirar objetos que já não têm mais utilidade, doar roupas e sapatos que você não usa mais, limpar livros, discos, armários e guarda-roupa pode, inclusive, melhorar significativamente o seu humor, já que ambientes bagunçados podem causar ansiedade.
Alice Bachiega