Invasões em terras indígenas aumentaram 135% no governo Bolsonaro

Foto: Reprodução

Apenas no primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, houve um aumento exponencial de invasões, ações de exploração ilegal e danos às comunidades indígenas de todo o país.


O relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil, publicado anualmente pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), revela que, no ano passado, foi registrada uma alta de 135% dessas ocorrências em relação ao ano anterior.

Conforme os dados, aconteceram 256 casos de “invasões possessórias, exploração ilegal de recursos e danos ao patrimônio” em pelo menos 151 terras indígenas, de 143 povos, em 23 Estados do País. Isso representa mais que o dobro dos 109 casos registrados em 2018.

Além disso, no ano passado, 113 indígenas foram assassinados, de acordo com dados oficiais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O número é um pouco menor do que o total registrado em 2018, quando 135 indígenas foram mortos.

Entre as principais motivações desses atos violentos estão a exploração ilegal de madeira, a abertura de garimpos e a expansão de áreas para produção agropecuária, além de pesca e caça predatórias e grilagem de terra.

 

Artigo anteriorAlberto Neto deverá sanar irregularidades em candidatura
Próximo artigoFlamengo e Independiente del Valle se enfrentam hoje, no Maracanã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui