
A Prefeitura de Manaquiri (a 166 quilômetros de Manaus) deverá elaborar um plano de retorno seguro às aulas. A recomendação é do Ministério Público do Amazonas (MPAM).
A gestão municipal já propôs a vacinação prioritária dos profissionais da Educação, da Assistência Social e da Segurança Pública, para impedir o agravamento dos danos já identificados e apontados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Dentre os impactos negativos apontados pela SBP, estão o aumento da prevalência de transtornos mentais e de desenvolvimento, a dificuldade na escolarização e na evasão escolar, o impacto na Saúde dos efeitos negativos do estresse tóxico e da violência nas crianças, o aumento dos efeitos negativos no desenvolvimento, na saúde mental, na escolarização e na capacidade de trabalho futuro, com consequências nos índices sociais e econômicos, segundo dados de pesquisas sobre a relevância de investimentos na primeira infância.
Em janeiro, a SBP divulgou Nota Complementar para o retorno seguro às escolas, na qual recomenda, fortemente e com urgência, a efetivação de medidas em âmbito municipal, estadual e federal que possibilitem a reabertura das escolas, com base na análise dos gestores e técnicos sanitários, bem como no monitoramento da situação local, considerando-se os ambientes pedagógicos como serviços essenciais.