Operação tartaruga nas alfândegas afeta produção de brinquedos

Foto: André Lessa/Estadão Conteúdo

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ pede canal verde exclusivo na liberação de partes, peças e componentes eletrônicos


O presidente da ABRINQ, Synésio Costa, diz que a denominada Operação Tartaruga dos servidores da Receita Federal, por melhores salários, sem entrar no mérito dos direitos, está represando a liberação de cargas em portos, aeroportos e fronteiras, provocando atrasos nos desembaraços aduaneiros e aumentando custos, e pode paralisar linhas de produção.

Synésio Costa faz esforço junto ao governo para que se libere mercadorias como chips para bonecas, que estão faltando, e toda sorte de partes, peças, componentes e eletrônicos sejam colocados no regime de canal verde. “As bonecas correm o risco de não chorar e nem falar”, comenta.

A indústria do brinquedo, de acordo com o presidente da ABRINQ, espera o mesmo tratamento dado às empresas certificadas no Programa OEA, consideradas de baixo risco e confiáveis, e por isso recebem benefícios da Aduana Brasileira, como maior agilidade no desembaraço das cargas vindas do exterior.

A ABRINQ, diz Synesio Costa, apoia o movimento dos grandes varejistas contra o marketplace de produtos asiáticos. A Entidade promoveu e promove ações contra o comercio irregular vindo do exterior, e vê com satisfação o movimento dos varejistas em comunhão com seus esforços.

Sobre a ABRINQ

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – ABRINQ é a entidade de classe de representação oficial da indústria e do setor de brinquedos.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas entrega kit gerador de energia solar para a Fazenda da Esperança
Próximo artigoTrês municípios do AM concluem cadastro no sistema do Mapa do Turismo Brasileiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui