

Pelo menos 130 pessoas foram presas na noite de ontem, quinta-feira, em São Luís, durante um evento que, segundo a polícia, era uma “festa de confraternização” de uma facção criminosa – o “Bonde dos 40” –, que atua dentro e fora dos presídios do Maranhão. Do total de detidos, cerca de 50 foram autuados, entre homens e mulheres. Outros 20 adultos foram liberados. Outros 60 eram menores de 18 anos.
Segundo o major Ilmar Gomes, comandante do 1º Batalhão da PM, que coordenou a operação, a festa foi descoberta depois que a Polícia Militar foi chamada por moradores da Vila Lobão, que reclamaram do barulho e relataram ter ouvido tiros.
Nenhuma arma de fogo foi encontrada, mas a polícia apreendeu com os acusados armas brancas, drogas, celulares e carros. A polícia vai apurar se o carro e os celulares são roubados.
A festa seria “restrita” a membros ou simpatizantes do chamado “Bonde”, e foi marcada pelo WhatsApp e pelo Facebook. Todos os presos foram levados em ônibus da PM para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Os jovens infratores serão encaminhados para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), no bairro Madre Deus, após uma triagem feita pela Seic. Somente serão liberados os que forem reclamados pela família. Os presos foram encaminhados para o Complexo de Pedrinhas.
No ano passado, cerca de 40 pessoas foram presas durante festa semelhante realizada por um traficante no bairro do Araçagi, em São José de Ribamar.