Barcelos, o “El Dorado” amazonense é destaque no circuito da pesca esportiva

Foto: Janailton Falcão e Allen Gadelha

Imagine um lugar com praias paradisíacas de areia branquinha, com uma biodiversidade tão grande que os peixes são abundantes e os sons da floresta formam uma sinfonia. Esse paraíso tem nome: Barcelos, o “El Dorado” amazonense. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) convida o leitor a conhecer um pouco da primeira capital do Amazonas, que reúne céu azul, praias de rio e a emoção da pesca esportiva em meio à maior floresta tropical do planeta!


Situado a 399 quilômetros de Manaus, Barcelos é banhado pelo rio Negro e é um prato cheio para os viajantes que amam ecoturismo. Devido a sua localização privilegiada, o município possui ricas e diversas fauna e flora. Conta ainda com dois parques de conservação, o Parque Estadual Serra do Aracá e o Parque Nacional do Jaú, além do Arquipélago de Mariuá, maior arquipélago fluvial do mundo.

Pesca esportiva

Barcelos é destaque por ser um dos principais destinos de pesca esportiva do Brasil, recebendo anualmente milhares de turistas de todo o mundo. O grande diferencial da cidade é a enorme população de tucunarés, um dos peixes mais disputados pelos pescadores esportivos.

O município tem a fama de ser a terra dos tucunarés gigantes da Amazônia. A temporada de pesca inicia no mês de setembro e se estende até o mês de março, o período ideal para os pescadores que buscam por seus grandes troféus.

Foto: Janailton Falcão e Allen Gadelha

Parque Estadual Serra do Aracá

Criado em 1990, o parque é uma elevação rochosa conhecida como tepui, tem mais 1.300 metros de altura e área de quase 2 milhões de hectares. Dentro do parque está a maior cachoeira em queda livre do Brasil, a Cachoeira do El Dorado, com 353 metros de altura.

Parque Nacional do Jaú

Patrimônio Mundial Natural da Unesco, o parque é uma unidade de conservação brasileira com território distribuído pelos municípios de Barcelos e Novo Airão (a 115 quilômetros da capital). Esse paraíso ecológico é o terceiro maior parque do mundo em floresta tropical úmida intacta e dispõe de atrativos durante todo o ano.

O período de seca (entre setembro e fevereiro) revela belas praias e corredeiras, enquanto no período da cheia (entre março e agosto) é possível fazer trilhas aquáticas e adentrar os igapós.

Arquipélago de Mariuá

O arquipélago detém o título de maior arquipélago fluvial do mundo e conta com mais de 1.600 ilhas que formam dezenas de lagos, igarapés e florestas inundadas e, claro, muitas praias paradisíacas com areias branquinhas que contrastam com as escuras águas do rio Negro.

O Arquipélago de Mariuá foi identificado por um satélite da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), nos anos 1990, e desde então passou a ficar na rota dos turistas apaixonados por natureza.

Praia Grande

A praia mais famosa e visitada da cidade fica situada em frente à sede do município, o acesso é via táxi fluvial. O trajeto leva menos de 3 minutos e custa cerca de R$ 5 por pessoa (R$ 10, ida e volta). Devido à proximidade e grande extensão de areia, a Praia Grande é palco de eventos como o Réveillon da Praia Grande e o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, com atrações musicais e muita animação.

A entrada é gratuita, e o local possui quiosques e barracas para atender aos banhistas com serviços de bar e restaurante que servem os deliciosos peixes da culinária local.

Como chegar

Via aérea: voos comerciais com destino a Barcelos saem da capital Manaus todas as segundas, quartas e sextas-feiras. O tempo de viagem é de 1h30m.

Via fluvial: existem duas formas de chegar ao município pelos rios – a bordo de barcos de passeio ou de lanchas rápidas. Os barcos de passeio saem do Porto de São Raimundo, em Manaus. O tempo de viagem é de 31 horas. As lanchas rápidas partem do mesmo local, e o tempo de viagem é de 12 horas.

Artigo anteriorPatrão cuida da filha de funcionária para ela não pedir demissão do emprego
Próximo artigoPesquisa revela que Brasil vai sofrer ‘apagão de professores’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui