

O prazo para os candidatos classificados no Programa Bolsa Universidade 2015, em Manaus, entregarem a documentação exigida no edital, termina hoje, sábado (17), e aqueles que não o fizerem, estarão, automaticamente, eliminados do processo.
O processo de entrega dos documentos foi iniciado na quinta-feira (15), na sede da Escola de Serviço Público Municipal (Espi), na avenida Professor Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, sendo que hoje, o 08h00 às 14h00.
O Programa Bolsa Universidade é coordenado pela Espi, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). O programa concede bolsas de estudos integrais e parciais de 75% e 50%, em cursos de nível superior, em 13 instituições parceiras.
Este ano foram oferecidas 6.884 vagas e a Espi registrou a inscrição de 51.711 candidatos. Em 2014, o número de inscritos foi de 38.620 mil pessoas.
A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, informa que somente os candidatos classificados devem entregar a documentação. “As pessoas que ficaram na lista de espera devem aguardar o período de remanejamento, que acontece de 20 a 25 deste mês, para optar por um curso diferente ou outra instituição de ensino”, explica.
Documentação exigida
Os candidatos devem apresentar os documentos de identificação e comprovante de renda de todos os membros da família declarados no ato da inscrição (CPF e RG para maiores de idade, Certidão de Nascimento para menores). Também é necessário levar comprovante de residência.
O candidato precisa apresentar, ainda, a Declaração de Renda Familiar. Este documento pode ser impresso direto do Portal do Candidato no site bolsauniversidade.manaus.am.gov.br. Nessa declaração, deve ter especificada a renda de todos que residem no mesmo domicílio, conforme atividade exercida pelos moradores.
Os estudantes de primeiro período precisam levar o comprovante de aprovação em vestibular para o ano letivo de 2015. Já os alunos que irão cursar a partir do segundo período, devem entregar declaração ou documento que comprove vínculo com a instituição de ensino. A declaração precisa ter sido expedida em data não superior a 90 dias.
O Programa Bolsa Universidade prevê cota de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Nesse caso, os candidatos, no ato da entrega dos documentos, devem apresentar, também, um laudo médico com o CID (Código Internacional da Doença), emitido por uma Junta Médica Oficial (original ou cópia autenticada). O Bolsa Universidade também reserva 2% das vagas para os idosos com idade a partir de 60 anos.