Jecinaldo visita Associação Amazonense de Municípios para falar de parceria em terras indígenas

Jecinaldo Sateré Cabral e Anderson Sousa se reúnem para falar de meio ambiente nas terras indígenas - foto: Divulgação

A missão dada pela Ministério dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, ao Coordenador Geral dos Direitos Sociais Indígenas do Departamento de Promoção da Política Indigenista, do Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Sateré Cabral, foi firmar parcerias com a Associação Amazonense de Municípios (AAM), representada pelo presidente Anderson Sousa, que também é prefeito do município de Rio Preto da Eva.


A reunião entre Jecinaldo e Anderson foi marcada por uma série de discussões pontuais. Os dois firmaram o compromisso de fortalecer os direitos sociais e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas do Amazonas a partir da Associação.

Uma das pautas discutida, é relativo à venda de créditos de carbono, uma vez que, os povos originais são os mais aprimorados do Brasil em termos de conservação ambiental e os que mantém a floresta em pé.

Os povos indígenas, segundo Jecinaldo, são reconhecidamente, guardiões da preservação ambiental e podem podem ter contribuição fundamental das comunidades indígenas nesse processo. O objetivo é incentivar a conservação de matas nativas e poder explorar a venda de crédito de carbono de para valorizar as ações sociais em benefício dos povos indígenas desta região.

Fundo Amazônico

Os créditos de carbono são uma importante fonte de recursos para as comunidades, principalmente, às que moram nas regiões antes devastadas por garimpos ilegais. “Com isso, podemos promover a preservação, a sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico destes povos”, enumera.

Outro tema abordado pelo prefeito Anderson e pelo Coordenador Jecinaldo, está relacionado à distribuição adequada do Fundo Amazônico, que deve chegar à Pasta para projetos ambientais e socioambientais na Amazônia brasileira.

“O Fundo Amazônico, criado com o propósito de financiar ações e projetos voltados para a conservação e o desenvolvimento sustentável da região amazônica, é de extrema importância para garantir recursos que possibilitem a implementação de políticas e iniciativas eficazes nas comunidades indígenas”, destacou o prefeito Anderson Sousa.

O objetivo principal foi garantir que os povos indígenas sejam beneficiados diretamente e de forma justa por esse fundo, permitindo que eles enfrentem os desafios e fortaleçam as suas estruturas socioculturais e ambientais.

Demarcação de terras indígenas e crédito de carbono na pauta de discussão de Jecinaldo Cabral e Anderson Sousa – foto: divulgação

Demarcação

Os dois gestores discutiram ainda, temas como a demarcação de terras indígenas, que hoje se apresenta de vital importância para a preservação da cultura indígena e a promoção de seus modos de vida sustentáveis.

O encontro visou fortalecer a defesa e a garantia dos direitos territoriais das comunidades indígenas no Amazonas. “A proteção desses territórios é essencial para a sobrevivência física, cultural e espiritual desses povos, bem como para a manutenção dos ecossistemas amazônicos”, pontuou Jecinaldo.

Além disso, a diversidade cultural e econômica nos municípios que possuem áreas indígenas foi destacada como uma prioridade. Reconhece-se a importância de valorizar e promover as atividades econômicas desenvolvidas pelas comunidades indígenas, bem como a preservação e o fortalecimento de sua diversidade cultural.

A promoção do turismo sustentável e de projetos que valorizem a produção tradicional indígena foram discutidos como essencial.

Por fim, foi enfatizada a necessidade de uma articulação com os prefeitos dos municípios envolvidos para o desenvolvimento econômico e cultural dos povos indígenas no Amazonas.

Édson Sampaio

Artigo anteriorManaus abre a vacinação contra influenza para toda a população a partir desta quinta, 18
Próximo artigoPauderney Avelino é exonerado do secretariado de Wilson Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui