
No próximo dia 1º de setembro, sexta feira, amigos, simpatizantes e aficionados pelo motociclismo de estrada, ‘os estradeiros’, estarão reunidos no município de Lábrea, distante 855 Km de Manaus, ambos no Amazonas, para homenagear o motociclista João Gonçalves Filho, o Gau de Palhoça, 1º a cruzar os 4.997 Km da BR-230, a Transamazônica, em 1976.

Neste dia, Lábrea estará comemorado a tradicional Festa do Sol, na orla da cidade com shows e atração para toda a população e visitantes. Esta é a maior festa municipal do Sul do Amazonas.

É durante os festejos da 30ª Festa do Sol que será inaugurado o monumento com uma placa contando o feito histórico do 1º motociclista a cruzar a BR-230, de ponta a ponta, do porto de Cabedelo, na Paraíba, onde está o marco inicial, até Lábrea no Amazonas.
Gau Palhoça será recebido em sua homenagem pelo prefeito de Lábrea, Gean Campos de Barros, que também é motociclista estradeiro, assim como, pelo Moto Clube Bodes do Asfalto, que conta com 9.823 integrantes, espalhados em 12 estados e em mais de 900 municípios brasileiros.

Na travessia da Transamazônica, Gau Palhoça enfrentou muitos desafios, atoleiros, superou situações extremas em cima da sua Harley-Davidson, logo após a abertura da estrada. Ele também é dono de outro feito, a 1ª travessia dos 885 km da famosa e inacabada BR-319, entre Manaus e Porto Velho, em Rondônia.
Visto pelos fãs das estradas em cima de potentes motocicletas, João Gonçalves Filho, o Gau de Palhoça, será homenageado neste dia 1º de setembro pela sua coragem, por ser o primeiro desbravador, ‘o herói das estadas’.
Um recorde a ser batido.

Caminhos da BR-319, percorridos por Gau da Palhoça – foto: recorte/vídeo
Correção: o trajeto todo tem 4.249 km, enao 4.997 como consta na reportagem.
Eu já fiz todo esse trajeto a bordo de uma Honda POP 110CC