Primeiro motociclista a cruzar a Transamazônica será homenageado por colegas do asfalto em Manaus

Ademar Lins e o motociclista Gau de Palhoça de Santa Catarina - foto: arquivo Ademar Lins

Pioneiro no motociclismo na Região Amazônica, o motociclista João Gonçalves Filho, o Gau de Palhoça, receberá uma homenagem no próximo dia 1º de Setembro. Ele foi o primeiro a cruzar a BR-230, a Transamazônica, com sua Harley-Davidson. As homenagens, acontecerão ainda na 30ª Edição da Festa do Sol, nos dias 01, 02, e 03 de setembro, no festival de praia em Lábrea.


O feito histórico aconteceu em 1976, no monumento Marco Final, localizado em Lábrea. Gau é natural de Santa Catarina e esta é considerada a maior viagem de motocicleta dentro do Brasil, de todos os tempos.

Ademar Lins e Gau de Palhoça revendo o trajeto no mapa – foto: arquivo Ademar Lins

“Ele comprou essa motocicleta Harley-Davidson neste mesmo ano, e fez esta viagem monstruosa, foi o primeiro a rodar a Rodovia Transamazônica de motocicleta em 1976. Tem uma fotografia dele nos nossos arquivos, que mostra a Harley-Davidson com pneu de Jeep emprestado pelo Exército, porque ele não tinha como reparar o dele naquela imensidão de estrada. A viagem é cheia de histórias, que estaremos lembrando durante a homenagem a ele”, recordou o advogado Ademar Lins.

Foto histórica de Gau de Palhoça – foto: arquivo pessoal de Ademar Lins

“Tenho a honra de ter feito a maior viagem de moto dentro do Brasil e de ter sido o primeiro motociclista a cruzar a Transamazônica”, disse.

Gau conta que, à época, a motocicleta entrou em Manaus com o velocímetro marcando 13.241 milhas, o que significa 21.185 quilômetros rodados, mais 2.100 quilômetros embarcado pelo Rio Amazonas. Os registros totalizam 23.285 quilômetros percorridos dentro do Brasil.

No dia da homenagem, Gau, que também já fez viagens internacionais a bordo de sua motocicleta, receberá uma placa com a foto da viagem.

Gau também escreveu o livro “Moto é o sonho que caminha”, no qual conta a história da viagem na Transamazônica.

A primeira moto na Transamazônica 

A história completa da viagem nas páginas do portal The Riders, com o relato da viagem histórica realizada pelo motociclista João Gonçalves Filho, o GAU, no ano de 1976.

Veja no link: https://www.theriders.com.br/a-primeira-moto-na-transamazonica/

 

Artigo anteriorDetran beneficia mais de 16 mil pessoas no Amazonas nos sete primeiros meses de 2023
Próximo artigoManaus tem noite de autógrafos com autores vencedores dos prêmios Literários Cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui