

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), acaba de lançar um novo aplicativo móvel, desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da agência, com o objetivo de atender as recomendações de melhoria dos processos de contratação de crédito na capital do Estado. Com esse aplicativo, denominado Vistec, permitirá que os técnicos realizem, em média, 20 visitas no período de dois dias.
Com o novo sistema, todas as informações coletadas podem ser sincronizadas em 20 minutos, otimizando a rotina de visitas aos clientes. Anteriormente, as transcrições dos dados cadastrais, que eram realizadas manualmente mediante o preenchimento de fichas impressas, e as fotos capturadas por máquinas digitais no local da visita, demoravam, em média, um dia para serem transmitidas ao Sistema de Controle de Processos (SCP).
Além da celeridade do processo, a Gerência Tecnológica da Afeam garante total segurança no que se refere às informações pessoais dos clientes.
Eficiência – Os resultados obtidos durante o processo de implantação do Vistec provam a eficiência do programa adotado pela Afeam. Hoje, após dar início aos trâmites do processo de contratação de crédito, o cliente recebe o valor contratado em até oito dias.
Além da melhoria na rotina pós-visita, os custos operacionais foram reduzidos significantemente, pois o número de técnicos envolvidos na operação reduziu em 50%, comparado ao ano anterior. Em relação à quantidade de visitas realizadas, os resultados superam as expectativas, uma vez que o número de visitas ultrapassa a margem de 80% de crescimento, se comparado aos procedimentos operacionais adotados anteriormente.
Apostando em inovação e soluções tecnológicas, o presidente da Afeam, Pedro Falabella, afirma que este é o momento de fazer a diferença e ser mais eficiente e inovador. “Quando o assunto é inovação, a Afeam investe em novas estratégias de negócios para oferecer aos nossos clientes mais agilidade e eficiência dos nossos serviços”, enfatizou Falabella.
Investimento – O investimento inicial do projeto é de R$ 18 mil, distribuídos em treinamentos e aquisição de equipamentos eletrônicos. Atualmente, estão em funcionamento seis tablets. A Afeam prevê, ainda para este ano, um aumento na quantidade de tablets que serão alocados no setor de acompanhamento de crédito da Afeam.