
A lenda Mário Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão mundial de futebol, morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, nesta sexta-feira (5). A informação foi confirmada pela assessoria do ex-jogador. Zagallo é uma das maiores lendas do futebol brasileiro.
Além de deixar um legado para o futebol brasileiro, Zagallo também ficou famoso por algumas frases — marcantes, polêmicas e até engraçadas –, ditas ao longo de sua trajetória como jogador, técnico e coordenador técnico. Relembre algumas delas:
“Vocês vão ter que me engolir!”
A frase mais famosa de Zagallo foi um desabafo logo após conquistar a Copa América de 1997, na Bolívia, como técnico da seleção. Na época, ele estava incomodado com as críticas que recebia antes da Copa de 1998.
“Brasil campeão tem 13 letras, e Argentina vice também tem 13”
“Ganhei pela primeira vez em 58. Cinco mais oito é igual a 13. Vou ganhar em 94”
Supersticioso, Zagallo tinha o 13 como número da sorte e demonstrou essa fé algumas vezes durante sua carreira. A primeira frase foi após a conquista da Copa América de 2004, contra a Argentina. A segunda foi dita momentos antes da final contra a Itália na Copa 1994, nos Estados Unidos. Nessa, o Brasil venceu após Roberto Baggio (que também tem 13 letras) perder um pênalti.
“A Holanda é muito tico-tico no fubá, que nem o América dos anos 50”
Dita durante a Copa de 1974, na Alemanha, essa é uma frase da qual Zagallo se arrependeu. O Brasil, comandado por ele, enfrentaria o “carrossel holandês”, sensação da competição.
“Aí, sim, fomos surpreendidos novamente”
Após o Brasil perder para a Holanda na Copa de 1974 na segunda fase do Mundial, Zagallo se rendeu à seleção europeia. Em 2009, a frase virou um “meme” após ter sido utilizada fora de contexto em um programa da TV Globo.
“Sou a favor do sexo antes, depois e até durante o jogo”
Técnico do Brasil na Copa de 1998, Zagallo se posicionou contra a proibição da presença das mulheres dos jogadores na concentração da seleção na França.
“Sexo nesta idade é normal. Tem o azulão…”
Pouco antes de completar 80 anos, em entrevista à imprensa espanhola em 2011 Zagallo revelou que, graças a remédios para disfunção erétil, a idade não havia atrapalhado sua vida sexual.
“Posso morrer agora, não tem problema.”
Zagallo disse essa frase marcante após a conquista da Copa América em 2004.
“Eles não acham o Saddam Hussein nem o Bin Laden. Acharam o Zagallo”
Então coordenador técnico da seleção em 2003, Zagallo foi irônico após ter problemas ao passar pelo aeroporto de Los Angeles, nos Estados Unidos. O Brasil jogaria com o México dias depois. Ele quase foi barrado porque tinha visto da Arábia Saudita, onde trabalhou no Al-Hilal e na seleção local.
Fonte: G1