Relembre frases marcantes de Zagallo: ‘Vocês vão ter que me engolir’

Foto: Recorte

A lenda Mário Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão mundial de futebol, morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, nesta sexta-feira (5). A informação foi confirmada pela assessoria do ex-jogador. Zagallo é uma das maiores lendas do futebol brasileiro.


Além de deixar um legado para o futebol brasileiro, Zagallo também ficou famoso por algumas frases — marcantes, polêmicas e até engraçadas –, ditas ao longo de sua trajetória como jogador, técnico e coordenador técnico. Relembre algumas delas:

“Vocês vão ter que me engolir!”

A frase mais famosa de Zagallo foi um desabafo logo após conquistar a Copa América de 1997, na Bolívia, como técnico da seleção. Na época, ele estava incomodado com as críticas que recebia antes da Copa de 1998.

“Brasil campeão tem 13 letras, e Argentina vice também tem 13”

“Ganhei pela primeira vez em 58. Cinco mais oito é igual a 13. Vou ganhar em 94”

Supersticioso, Zagallo tinha o 13 como número da sorte e demonstrou essa fé algumas vezes durante sua carreira. A primeira frase foi após a conquista da Copa América de 2004, contra a Argentina. A segunda foi dita momentos antes da final contra a Itália na Copa 1994, nos Estados Unidos. Nessa, o Brasil venceu após Roberto Baggio (que também tem 13 letras) perder um pênalti.

“A Holanda é muito tico-tico no fubá, que nem o América dos anos 50”

Dita durante a Copa de 1974, na Alemanha, essa é uma frase da qual Zagallo se arrependeu. O Brasil, comandado por ele, enfrentaria o “carrossel holandês”, sensação da competição.

“Aí, sim, fomos surpreendidos novamente”

Após o Brasil perder para a Holanda na Copa de 1974 na segunda fase do Mundial, Zagallo se rendeu à seleção europeia. Em 2009, a frase virou um “meme” após ter sido utilizada fora de contexto em um programa da TV Globo.

“Sou a favor do sexo antes, depois e até durante o jogo”

Técnico do Brasil na Copa de 1998, Zagallo se posicionou contra a proibição da presença das mulheres dos jogadores na concentração da seleção na França.

“Sexo nesta idade é normal. Tem o azulão…”

Pouco antes de completar 80 anos, em entrevista à imprensa espanhola em 2011 Zagallo revelou que, graças a remédios para disfunção erétil, a idade não havia atrapalhado sua vida sexual.

“Posso morrer agora, não tem problema.”

Zagallo disse essa frase marcante após a conquista da Copa América em 2004.

“Eles não acham o Saddam Hussein nem o Bin Laden. Acharam o Zagallo”

Então coordenador técnico da seleção em 2003, Zagallo foi irônico após ter problemas ao passar pelo aeroporto de Los Angeles, nos Estados Unidos. O Brasil jogaria com o México dias depois. Ele quase foi barrado porque tinha visto da Arábia Saudita, onde trabalhou no Al-Hilal e na seleção local.

Fonte: G1

Artigo anteriorEnem 2023: Resultados serão divulgados no próximo dia 16 janeiro
Próximo artigoMarina Silva deve visitar Manaus no próximo dia 25

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui