

A Policia Militar e do Batalhão Ambiental estão sobrevoando o Ramal do Leão, na altura do quilômetro 36 ao 40, da Rodovia AM-10, que liga Manaus ao município de Itacoatiara, para ver o tamanho do estrago que os invasores estão fazendo naquela área.
Há mais de dois meses, que eles estão no Ramal do Leão. Os danos ambientais são enormes. Moradores da margem direita, do Km 36 da AM-10, no sentido Manaus Itacoatiara, reclamam que as nascentes dos igarapés estão sendo assoreadas.
Há 15 dias, o vereador Elias Emanuel (PSB), esteve no local, inclusive, fez um pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), apontando a ação desenfreada e sem controle de grileiros conhecidos na cidade, mas que passam ao largo dos olhos das autoridades.

Depois de anos sem invasões de grande porte em Manaus, elas voltaram com força total. A maioria delas financiadas por grileiros conhecidos há mais de 20 anos. A invasão do Ramal do Bancrevea, Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, é o exemplo do descaso. Denunciado aqui nesse site, e na imprensa local. Eles responderam com uma “festa de aniversário”, para comemorar um ano de existência da invasão (dia 14 de março).
No quilômetro 36 da AM-10, onde o governo pretende instalar o Distrito Industrial III, os invasores já montaram as suas barracas. É gente que anda em camionetes 4×4. Eles usam pessoas necessitadas para ocuparem grandes áreas de terras e que depois serão indenizadas para obras do Governo. Nessa região, o governador já anunciou a duplicação da rodovia AM-10, e o seu secretariado, a construção de uma ferrovia ligando o Porto de Itacoatiara ao Porto Seco no DI-III de Manaus. as terras já estão valendo uma fortuna.

Para o vereador Elias Emanuel, Manaus sofre o desordenamento viário e estrutural por causa dessas invasões. Ele vê com preocupação, o assoreamento e morte dos igarapés da cidade, alguns deles emblemáticos, como a Ponte da Bolívia e o Tarumanzinho, que hoje são grandes esgotos a céu aberto. O vereador salientou que é preciso fazer um trabalho de prevenção do cinturão verde em torno da cidade, urgente.
