
Os moradores de Eirunepé (1.112 quilômetros de Manaus) estão com sério problema no abastecimento de água das residências, que pode gerar graves problemas de saúde pública e doenças provocadas por água poluídas.
A água disponível no município é parecido com ‘caldo’ com água e lama, totalmente imprópria para consumo humano, que podem contaminar a população, inclusive com amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E) e cólera.
O risco à saúde é visível. Não se pode usar a água para tarefas básicas como cozinhar e tomar banho e muito menos para beber.
Os moradores pedem medidas urgentes para resolver o problema. De acordo com a população, a Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA) não cumpre seu papel, de oferecer água potável adequada à população.
“A água que chega nas nossas casas tem um odor péssimo e forte. Além disso, é uma verdadeira lama”, diz um morador ao Correio da Amazônia.
A população, diante dessa situação preocupante, clama por urgência na solução do problema, especialmente considerando o risco crescente de doenças associadas à qualidade inadequada da água. Os moradores já acionaram as autoridades, mas nada foi feito.
Fala de um morador com a atendente da Cosama:
Resposta da Assessoria de Comunicação da Cosama: