‘Mistura’ de água e lama é servida para a população nas torneiras residenciais em Eirunepé

Lama servida nas torneiras residenciais de Eirunepé - foto: montagem/divulgação

Os moradores de Eirunepé (1.112 quilômetros de Manaus) estão com sério problema no abastecimento de água das residências, que pode gerar graves problemas de saúde pública e doenças provocadas por água poluídas.


A água disponível no município é parecido com ‘caldo’ com água e lama, totalmente imprópria para consumo humano, que podem contaminar a população, inclusive com amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E) e cólera.

O risco à saúde é visível. Não se pode usar a água para tarefas básicas como cozinhar e tomar banho e muito menos para beber.

Os moradores pedem medidas urgentes para resolver o problema. De acordo com a população, a Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA) não cumpre seu papel, de oferecer água potável adequada à população.

“A água que chega nas nossas casas tem um odor péssimo e forte. Além disso, é uma verdadeira lama”, diz um morador ao Correio da Amazônia.

A população, diante dessa situação preocupante, clama por urgência na solução do problema, especialmente considerando o risco crescente de doenças associadas à qualidade inadequada da água. Os moradores já acionaram as autoridades, mas nada foi feito.

Fala de um morador com a atendente da Cosama:

 

Resposta da Assessoria de Comunicação da Cosama:

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) informa que já trabalha para restabelecer a distribuição regular de água tratada. Um vazamento na rede da Rua São Francisco, no bairro Santo Antônio, foi identificado pelas equipes da Cosama, que prontamente deram início aos trabalhos de conserto da tubulação.
Nesta segunda-feira, a partir das 17h (horário local), será realizada a manobra hidráulica para a área, e será feita uma descarga da rede para a retirada de sedimentos provenientes do solo. Após essa etapa, a distribuição será restabelecida.
Artigo anteriorFeiras da ADS não acontecem durante o Carnaval
Próximo artigoEscolas de samba brilham na 1ª noite de desfiles no Sambódromo do Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui